segunda-feira, junho 14, 2021

4 fatos importantes sobre o rio Amazonas

- Publicidade -

O rio Amazonas é incomparável a qualquer outro rio da Terreno.

Os enormes volumes de chuva que a Amazônia carrega alimentam a propínquo Floresta Amazônica, tornam impossível edificar pontes e até mesmo vangloriar a profundeza do oceano no Mar do Caribe.

Além do papel do rio Amazonas uma vez que uma potência global de chuva rebuçado, o pretérito geológico da Amazônia, a vida selvagem única e o impacto na história humana tornam nascente rio um dos lugares mais fascinantes da Terreno.

1. O Rio Amazonas costumava fluir na direção oposta

Entre 65 e 145 milhões de anos detrás, o rio Amazonas corria em direção ao oceano Pacífico , na direção oposta que flui hoje. Onde fica a foz do rio Amazonas hoje, houve uma vez um planalto que permitia esse fluxo para o oeste. A subida da Serrania dos Andes no oeste forçou o rio Amazonas a virar o curso.

2. É o maior rio do mundo em volume

O rio Amazonas possui o maior volume de chuva rebuçado de qualquer rio do mundo. O rio libera muro de 200.000 litros de chuva rebuçado no oceano a cada segundo. Juntos, esse fluxo de chuva rebuçado é responsável por quase 20% de toda a chuva do rio que entra no mar.

3. E o segundo maior rio da Terreno

Com muro de 4.000 milhas de comprimento , o Rio Amazonas é o segundo maior rio do mundo. O comprimento impressionante da Amazônia é superado pelo rio Nilo de 4.132 milhas de comprimento. Detrás do Amazonas, o próximo rio mais longo é o Rio Yangtze, que é unicamente 85 milhas mais limitado que o Amazonas.

4. Afeta o nível do mar no Mar do Caribe

O rio Amazonas libera tanta chuva rebuçado no Oceano Atlântico que altera o nível do mar no Caribe.

Conforme a chuva rebuçado sai da foz do Amazonas, ela é captada pela Manante do Caribe, que carrega a chuva para as ilhas do Caribe. Em média, os modelos preveem que o rio Amazonas sozinho faz com que os níveis do mar no Caribe sejam muro de 3 cm mais altos do que seriam sem as contribuições de chuva rebuçado da Amazônia.

Você, por contingência, sabia desses fatos sobre o rio Amazonas?

Não deixe de ler também – Geografia: Conheça os 10 maiores rios do mundo

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -