sexta-feira, maio 14, 2021

A Serrania dos Andes: vai desabar na sua prova!

- Publicidade -

A Serrania dos Andes: um resumo

A Serrania dos Andes é uma das formações geológicas mais importantes de todo o mundo.

Assim, não é de se surpreender que o tópico seja tão cobrado nas mais importantes provas do país, uma vez que o ENEM e os vestibulares.

A Serrania dos Andes: Definição

A Serrania dos Andes é uma das formações geológicas mais importantes de todo o mundo. A Serrania é formada por cadeias montanhosas que se estendem por uma longa extensão, possuindo, ao todo, aproximadamente oito milénio quilômetros que percorrem toda a costa oeste da América Latina.

A Serrania dos Andes: Características 

A Serrania dos Andes é a maior ergástulo de montanhas do mundo. Para provar o seu tamanho, pode-se referir, além de seus oito milénio quilômetros de extensão, alguns de seus trechos que possuem mais de 160 km de largura do extremo leste ao oeste. A altitude de alguns pontos da Serrania pode atingir mais de 4000 metros. Porém, o ponto onde a altitude é mais subida é o Monte Aconcágua, com mais de 6962 metros.

A extensão Serrania atravessa territórios de sete países sul-americanos. São eles: Argentina, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Chile e Bolívia.

É válido realçar que o ar na Serrania dos Andes é extremamente rarefeito. Isso significa que nos pontos em que a altitude é mais elevada, a pressão do ar diminui, o que pretexto dificuldade para respirar. Ainda, as temperadas de diversos pontos da Serrania variam conforme o relevo: quanto mais supino, maior é a altitude e maior a chance da presença de neve e de temperaturas negativas.

Em relação à flora, predominam, nos Andes, as estepes, também chamadas de vegetação rasteira. Na fauna estão presentes mamíferos que se adaptaram ao lugar, uma vez que as lhamas, as vicunhas e as alpacas. Pássaros e ursos também podem ser encontrados

É válido realçar, ainda, que a Serrania dos Andes influencia o clima da Amazônia. Isso porque, é por sua pretexto que a grande umidade produzida na Amazônia consegue ser distribuída para outras regiões do Brasil. Ainda, alguns dos rios que dão origem ao rio Amazonas possuem suas origens na Serrania. 

A Serrania dos Andes: Curiosidades

Um dos povos que vivem na região, os chamados quechuas, possuem um coração maior do que aquele da maioria dos humanos. Essa foi uma modificação genética realizada pelo organização desses indivíduos para possibilitar a maior oxigenação do organização e, assim, a sobrevivência em grandes altitudes. Outrossim, os habitantes da Serrania dos Andes têm o hábito de ruminar folhas de coca para ajudar na sucção de oxigênio, fortalecendo, ao mesmo tempo, a resistência ao insensível intenso.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -