sexta-feira, junho 25, 2021

Abertas inscrições do Concurso de Retrato para inventar a capote do Guia de Abelhas Nativas do Tocantins – Surgiu

- Publicidade -

Porquê forma de valorizar as espécies encontradas no Estado e fomentar a ensino ambiental,  a Associação dos Biólogos Tocantinenses (ATOBio), em parceria com a Secretaria de Estado da Ensino, Juventude e Esportes (Seduc) e a Universidade Federalista do Tocantins (UFT), está com inscrições abertas para o Concurso de Retrato para inventar a capote do Guia de Bolso Ilustrado de Abelhas Nativas do Tocantins. Podem participar do torneio estudantes da ensino básica matriculados na rede pública ou pessoal de ensino do Tocantins.

As inscrições começaram nesta sexta-feira,  7, e terminam no dia 28 deste mês e são feitas exclusivamente por meio do seguinte endereço eletrônico: [email protected]. Para participar o estudante deve enviar retrato inédita de quaisquer espécies de abelhas vivas em seu envolvente ou em atividade originário.

Foto: Marcio Vieira

Junto à retrato também devem ser enviados a ficha de letreiro preenchida e assinada, conforme padrão disponibilizado em edital, e o formulário de cessão de uso da imagem, também assinado pelo responsável da foto.

Não há limite de número de fotografias enviadas pelo participante, nem exigência em relação ao equipamento utilizado para a produção das fotos, podendo ser captadas com celulares ou câmeras digitais de qualquer tipo.

Para a diretora de Desenvolvimento Científico e Profissional da Seduc,  Fabricia Neli Johann Martins, “a escolha de uma capote entre as produções fotográficas dos estudantes valoriza a abordagem diversificada de temas relativos à ensino ambiental, além de estimular a originalidade e o potencial artístico do estudante, que tem a oportunidade de ter sua foto apresentada com destaque e ilustrando esse importante guia”, frisou.

Seleção e resultado

Será selecionada uma imagem para inventar a capote do guia das abelhas do Tocantins, seleção a ser realizada pela percentagem técnica composta por fotógrafos parceiros, equipe da ATOBio, Seduc e UFT. O resultado será divulgado no dia 5 de junho de 2021 uma vez que secção das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Envolvente.

Espécies

As espécies descritas no guia têm por nomes populares: Boca de Renda, Boca de Sapo, Boca de Vidro, Borá,  Feiticeira, Irai, Irapuá, Irapuá Amarela/Vermelha, Jataí, Jataí do Pavimento, Lambe Olhos,  Limão,  Marmelada, Mocinha Preta, Olho de Vidro, Sanharão, Tataíra,  Tiúba,  Tubi Insubmisso, Tubi Manso, Uruçu Amarela, Uruçu do Pavimento e Chupé.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -