terça-feira, junho 15, 2021

Aprovados em concurso do Idaf no AC cobram convocação posteriormente quase cinco meses de divulgação do resultado final | Acre

- Publicidade -

Os mais de 700 aprovados no concurso do Instituto de Resguardo Agropecuária e Florestal (Idaf), feito em março do ano pretérito, cobram do governo do Acre a convocação para os cargos. O resultado final e homologação foi divulgado no Quotidiano Solene do Estado em novembro do ano pretérito.

O concurso tem validade de dois anos, a recontar posteriormente a homologação do resultado, e pode ser prorrogado por mais dois anos. A percentagem dos aprovados serpente um posicionamento do governo, uma vez que não há nenhuma perspectiva de convocação.

O grupo afirmou que a Moradia Social e a Secretaria de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag) justificaram que ainda não é verosímil fazer a convocação, já que os serviços do Idaf não são considerados essenciais, porquê saúde, segurança ou ensino. No entanto, o grupo não concorda com a justificativa e afirma que os trabalhos do Idaf são ligados à saúde pública.

O G1 entrou em contato com a porta-voz do governo, Mirla Miranda, para saber se há previsão para convocação dos aprovados, mas não recebeu retorno até última atualização desta reportagem.

“Há todo um embasamento técnico, cientifico e jurídico que o Idaf presta serviços relevantes à saúde pública do estado, contra a ingressão e disseminação de zoonoses, realizando o controle e fiscalização contra doenças transmitidas por mantimentos (DTA’s) nas indústrias que manipulam e beneficiam produtos de origem bicho, promovendo a qualidade higiênico-sanitária de tais produtos e contra a ingressão de pragas nas lavouras e plantações”, pontou a percentagem em nota.

O concurso público era para a formação de cadastro de suplente para os cargos de engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, médico veterinário e técnico em resguardo agropecuária e florestal.

Para a percentagem dos aprovados, a convocação dos profissionais deve contribuir com as ações de resguardo agropecuária nas unidades do Idaf em todos os municípios, nas barreiras sanitárias, equipe de trânsito, atividades de campo. Além das ações de inspeção de produtos de origem bicho e vegetal.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -