segunda-feira, junho 14, 2021

Benchmarking para concursos (resumo) – Guia Definitivo

- Publicidade -

Fala, estrategista! Tudo muito? Neste item, falaremos sobre benchmarking para concursos. Analisaremos os detalhes mais importantes sobre esta importante instrumento organizacional, muito uma vez que a forma de cobrança do tópico pelas bancas.

Nos tópicos deste item buscaremos “contornar” o que pode ser cobrado pela instrumento em provas de concurso. E, para complementar o estudo, sugerimos a leitura do nosso item sobre Gestão da Qualidade para concursos, em que detalhamos mais o tema “gestão da qualidade” e suas ferramentas.

Cabe expor, também, que algumas bancas consideram o benchmarking uma vez que secção do Planejamento Estratégico da organização. Por isso, recomendamos a leitura do nosso item sobre as ferramentas mais cobradas de Planejamento Estratégico para concursos.

Passemos, agora, aos tópicos do nosso resumo de Benchmarking para concursos.

O que é benchmarking?

O benchmarking, que numa tradução forçada significa “marcação de banco”, mas é mais comumente traduzido de forma mais dinâmica uma vez que “avaliação comparativa“, é uma instrumento de gestão que consiste em examinar casos de sucesso no mercado, buscando identificar seus pontos positivos e fatores críticos de sucesso.

Benchmarking (Alvarenga, 2021)

Nos dizeres de Chiavenato, “O benchmarking é um processo contínuo para calcular produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e das empresas que são reconhecidas uma vez que líderes empresariais, com o propósito de aprimoramento empresarial. Trata-se de uma natividade inexaurível de ideias e experiências alheias. O termo significa um marco de referência, um padrão de vantagem que precisa ser identificado para servir de base para mudança e inovação” (CHIAVENATO, 2007, p. 196).

Já Sobral & Peci conceituam benchmarking uma vez que “um processo contínuo e sistemático que procura confrontar práticas e métodos de trabalho de uma organização com os de outras empresas” (SOBRAL & PECI, 2013, p. 380).

Assim, o benchmarking deve ser encarado uma vez que um processo contínuo que permite identificar falhas no contexto empresarial, ao compará-la com outras organizações (que são chamadas de benchmarks), proporcionando aprendizagem organizacional e melhoria contínua.

No entanto, o benchmarking não deve ser visualizado exclusivamente uma vez que uma imitação, uma imitação de outras empresas. Com efeito, o benchmarking deve proporcionar um setentrião, uma referência mediante a estudo das práticas de outras empresas.

Com base nisso, deve-se buscar implementar as melhores práticas identificadas, aplicando com vantagem aquilo que foi identificado, visando à inovação. Vale salientar, ainda, que o benchmarking deve ser ajustado à verdade de cada organização, o que gera a urgência de se examinar na prática da organização uma vez que efetivamente impor as melhorias identificadas.

Portanto, o benchmarking pode tornar a ação da organização mais eficiente e eficiente ao sorver as melhores práticas do seu nicho, possibilitando a inovação e gerando um aprendizagem que acarretará perceptibilidade competitiva à empresa.

Tipos de benchmarking

Neste tópico de benchmarking para concursos, analisaremos os tipos de benchmarking. Quando se fala em benchmarking, pensa-se quase que involuntariamente em uma organização buscando as melhores práticas de suas concorrentes no mercado. No entanto, leste é exclusivamente um dos tipos de benchmarking (e também o mais difícil de ser executado na prática, o benchmarking competitivo).

Nesse sentido, sobre os tipos de benchmarking, temos os seguintes:

  • Competitivo – quando o benchmarking é realizado em organizações que concorrem no mesmo nicho de mercado. É o concepção que vem à cabeça quando se fala em benchmarking. É o mais difícil de ser realizado, pelo simples indumentária de que as organizações não entregarão aos concorrentes as suas melhores práticas. Assim, muitas vezes é feito mediante consultoria externa.
  • Funcional – é realizado em uma função ou atividade específica e definida.
  • Interno – quando a organização procura as melhores práticas no seu próprio envolvente interno. Pode ser em outros departamentos da organização ou mesmo em outras filiais.
  • Genérico – quando se comparam fluxos de processos similares entre duas organizações, não necessariamente do mesmo ramo de mercado. Por ocorrer em organizações que não competem necessariamente no mesmo ramo de mercado, tem mais chances de sucesso na obtenção de informações.

Estágios de benchmarking

Para que o benchmarking obtenha sucesso, não adianta simplesmente observar boas práticas no mercado, sem um método e sem um propósito de emprego. É necessário planejamento e avaliação das melhorias que se pretendem depreender, visando à melhoria contínua, inovação e vantagem operacional, tudo o que o benchmarking permite obter.

Assim, conforme Chiavenato, o benchmarking possui os seguintes estágios:

  1. Selecionar órgãos ou processos para calcular;
  2. Identificar o melhor concorrente;
  3. Identificar os benchmarks;
  4. Organizar o grupo de avaliação;
  5. Escolher a metodologia de colheita de dados;
  6. Agendar visitas;
  7. Utilizar a metodologia de colheita de dados;
  8. Confrontar a organização com seus concorrentes;
  9. Registar as informações e produzir um “núcleo de cultura”;
  10. Compreender os processos e as medidas de desempenho;
  11. Estabelecer objetivos ou padrões do novo nível de desempenho;
  12. Desenvolver planos de ação para atingir as metas e integrá-los na organização;
  13. Implementar ações específicas e integrá-Ias aos processos da organização;
  14. Monitorar os resultados e os melhoramentos;
  15. Revisar os benchmarks e as relações atuais com a organização-alvo.

Perceba que os estágios do benchmarking seguem uma lógica sequencial. Isso porque um trabalho muito estruturado de benchmarking deve ser muito planejado e possuir objetivos claros.

Benchmarking para concursos – Questões comentadas

Neste tópico, comentaremos algumas questões sobre benchmarking para concursos, para que fique evidenciada a forma pela qual as bancas costumam cobrar o teor.

CEBRASPE – MS (2013)

Na técnica de benchmarking, utilizada uma vez que forma de identificar e lucrar vantagem competitiva, a organização compara o seu desempenho com o de outras, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros ramos, que façam alguma coisa de maneira particularmente muito feita.”

A afirmativa está correta. Uma vez que vimos, o benchmarking é espargido uma vez que “avaliação comparativa”, e pode ser utilizado para confrontar o desempenho da organização com outras, sejam ou não concorrentes, inclusive de diferentes ramos de mercado.

Estas organizações, que fazem alguma coisa de maneira particularmente muito feita e que serão fim do processo de benchmarking, são conhecidas uma vez que “benchmarks”. Assim, não confunda a instrumento benchmarking com o concepção de benchmarks, que são as organizações que possuem uma determinada cultura reconhecida e que serão o foco do processo de confrontação.

Cabe ressaltar que, ainda que a questão não tenha mencionado o benchmarking interno, restringindo o concepção a exclusivamente a confrontação com outras organizações, ainda assim a questão está correta.

QUADRIX – CRO-AC (2019)

“Quanto aos conceitos introdutórios da governo, julgue o item.

O benchmarking consiste em uma instrumento para medir o desempenho de cada departamento da organização em confrontação com os demais.”

Afirmativa errada! Pecou por generalizar. Uma vez que vimos, é verosímil sim utilizar o benchmarking para medir o desempenho de cada departamento da organização em confrontação com os demais. Porém, leste é o benchmarking interno. Em universal, quando a questão pede benchmarking, sem especificar, está falando do benchmarking competitivo ou do benchmarking genérico.

FCC – AL-AP (2020)

“Ao confrontar o processo de atendimento ao cidadão-usuário de uma Tertúlia Legislativa com o processo de atendimento ao cliente de um banco mercantil, utiliza-se o método de benchmarking espargido uma vez que

A) Competitivo.

B) Funcional.

C) Interno.

D) Genérico.

E) Marca.”

O gabarito é a letra D. Conforme vimos, o benchmarking genérico é utilizado para confrontar fluxos de processos similares entre duas organizações, não necessariamente do mesmo ramo de mercado. Perceba que leste é o caso do enunciado, porquanto busca-se confrontar o processo de atendimento de duas organizações de ramos distintos, quais sejam: uma Tertúlia Legislativa (órgão público) com um banco mercantil (empresa privada). Trata-se de questão que ilustra muito muito o benchmarking genérico.

Peroração

Chegamos ao término do nosso Guia Definitivo sobre benchmarking para concursos. Importante saber todo o teor que está cá, principalmente para aqueles que estarão em cargos de gestão no serviço público, pois o benchmarking também pode ser muito muito utilizado e desenvolvido nesta seara, existindo diversos casos de sucesso de sua implantação na esfera pública, muito pela possibilidade de cooperação entre diferentes órgãos e entidades da Gestão Pública.

Por término, vale sempre lembrar a relevância de utilizar leste resumo em conjunto com os materiais teóricos e a solução de muitas questões sobre o tema, sempre buscando substanciar os conteúdos cá propostos.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Referências:

CHIAVENATO, Idalberto Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio / Idalberto Chiavenato. – 2.ed. rev. e atualizada. – São Paulo : Saraiva, 2007.

SOBRAL, Filipe. PETA, Alkeci. Gestão: teoria e prática no contexto brasílico / Filipe Sobral, Alketa Peci. – 2. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -