terça-feira, maio 11, 2021

Click Pelas Águas resgata memórias na bacia do Paraíba do Sul

- Publicidade -

Sul Fluminense – Em comemoração aos 25 anos do Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), está no ar a terceira edição do Click Pelas Águas. Levante ano, com o tema “Memória Viva”, a campanha visa o resgate de histórias vividas na superfície da bacia do Paraíba do Sul. A ação procura mobilizar e conscientizar a população quanto a valorização e preservação dos mananciais da região.

Para participar da campanha, que é ocasião ao público, os interessados deverão enviar as fotografias até o dia 30 de abril para os endereços do CEIVAP no Facebook e Instagram. As imagens devem ser acompanhadas pelo nome do responsável e do sítio em que foram registradas. Não se trata de um concurso, portanto, não estão previstos pagamento ou entrega de prêmios.

Todas as fotos enviadas serão postadas nas páginas do Comitê e poderão ilustrar futuras publicações digitais ou impressas do CEIVAP, e também, poderão ser selecionadas para uma exposição que acontecerá em junho. O regulamento pode ser acessado , e as atualizações podem ser acompanhadas pelo siteFacebook e Instagram do CEIVAP.

25 anos de gestão e história na Bacia

No dia 22 de março de 2021 o CEIVAP completou 25 anos. Instituído em 1996, pelo Decreto Federalista nº 1.842, o Comitê é um dos pioneiros no sistema de gestão hídrica. Desde a sua geração, atua viabilizando programas de gerenciamento, recuperação e proteção dos recursos hídricos na superfície da bacia. Há elaboração de estudos, planos e projetos, intervenções para preservação e conservação de mananciais, além de ações de notícia, instrução ambiental e mobilização. O CEIVAP foi o primeiro Comitê do Brasil a implementar a metodologia da cobrança pelo uso da chuva em 2002, e foi também, peça fundamental na geração da AGEVAP, a primeira Escritório de Bacia instituída no país, sua secretaria executiva até os dias de hoje.

 

Bacia do Paraíba do Sul

A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul possui 61.545,39 Km², estendendo-se por 13.944,01 km² no Estado de São Paulo (22,65%), 20.723,25 km² em Minas Gerais (33,67%,) e 26.878,14 km no Rio de Janeiro (43,67%). Abrange 184 municípios, sendo 88 em Minas Gerais, 57 no estado do Rio de Janeiro e 39 em São Paulo. A bacia tem destacada preço no cenário pátrio por estar entre os maiores polos industriais e populacionais do Brasil, responsável pela geração de 12% do Resultado Interno Bruto (PIB) do país.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -