CLIMA ORGANIZACIONAL E SEUS IMPACTOS

- Publicidade -

O clima organizacional de uma empresa pode ser fator positivo ou negativo, e “representa a forma uma vez que as pessoas percebem sua verdade do trabalho” (TORO, 1992).

Os estudos a reverência do Clima Organizacional tiveram início em 1960 por Forehand e Gilmer, nos Estados Unidos, estando associado diretamente à atmosfera psicológica. Fator esse que evidencia a imagem da empresa e (in)felizmente reflete bastante nos processos, nas metas e nos clientes, independente dos perfis.

Você com certeza já chegou a alguma empresa, e sentiu um clima pesado, um atendimento mecânico e percebeu a “rostro fechada” dos colaboradores. Ou até mesmo já freqüentou qualquer lugar que vira e volta existe novos funcionários, pela grande rotatividade de pessoas, o chamado turnover.

Segundo pesquisas feitas em 2019, 8 em cada 10 profissionais pedem destituição quando o ponto é a má gestão refletida em um clima ruim.  (https://g1.orbe.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2019/11/22/8-em-cada-10-profissionais-pedem-demissao-por-causa-do-chefe-veja-os-motivos.ghtml)

Quando os próprios colaboradores começam a pedir desligamento da empresa com certa freqüência, é necessária uma estudo emergencial para verificar o que pode ser feito para transformar esse cenário em um ângulo de 360°. A primeira sugestão é uma estudo baseada na Avaliação Interna, onde todos os colaboradores são convidados a responder um questionário de maneira sigilosa, colocando a verdade a reverência seu ponto de vista diante da empresa, e isso pode ser desenvolvido pelo setor de Recursos Humanos ou por uma empresa terceirizada com expertise na dimensão. Dentre várias, uma segunda sugestão é alguma coisa que não exige custos e deixa as pessoas satisfeitas: a escuta. Ouvir o ponto de vista dos colaboradores com maturidade é um ponto fundamental para um bom clima organizacional, o mais espargido uma vez que feedback, que ajuda bastante no processo de evolução profissional e elevação do padrão de qualidade dos serviços.

Ouvir as pessoas e fazer delas partícipes dos processos, além de contribuir para empresa, naturalmente elas passarão a sentir uma maior valorização de seus serviços, seja qual forem os seus cargos.

Para a Administradora e Comentador Comportamental Crislaine Alves, “é de extrema influência a aplicabilidade e realização deste noção de gestão o qual abre-se vários aspectos positivos para organização. Através do Clima Organizacional podemos mensurar o alinhamento estratégico da organização com ações assertivas, sinergia , melhoria da notícia, feedbacks e retenção de talentos. Além de gerar sentimento de valorização e integração da equipe e outras variáveis.

 

Desta forma percebemos que desenvolver propostas em que todos os colaboradores (do porteiro ao gestor) percebam o quanto são importantes e incentivar o intraempreendorismo, vai refletir positivamente na empresa e fará com que todos dilatem o olhar de possuinte para si.

Muitas pessoas responsabilizam o setor de Recursos Humanos da empresa pelo clima vivenciado, no entanto esse é um trabalho coletivo, onde a gestão precisa estar ensejo e contribuir com o setor para que tudo flua da maneira mais positiva provável.

Publicidade:

Algumas vezes alguma coisa simples, uma vez que melhoria nos equipamentos, alinhamento da notícia, troca de setor fundamentado no perfil profissional, melhoria da internet, ou coisas desse tipo, já faz com que o colaborador se sinta motivado e traga aos resultados esperados.

O relacionamento saudável e respeitoso entre a Gestão, RH e colaboradores, farão totalidade diferença no desenvolvimento dos processos, contribuindo para uma estrutura que permitirá um clima favorável a atender as expectativas da empresa, de todos que ali estão, e principalmente dos clientes.

Um clima organizacional positivo além de contribuir para o alcance de metas, evita custos desnecessários e dá aos colaboradores a sensação de pertencimento.

 

Dayse Xavier de Santana

Pedagoga Técnico

Consultoria e Assessoria Educacional

[email protected]

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: [email protected]

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

 

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -