terça-feira, abril 20, 2021

Concurso Banpará tem validade suspensa

- Publicidade -

Atenção concurseiros. O concurso Banpará
(Banco do Estado do Pará S.A), realizado em 2018, teve o prazo de validade suspenso. O proclamação foi feito na última terça-feira (06), por meio do Quotidiano Solene. Com isso, em seguida a retomada, o edital ficará válido até 29 de março de 2023.

Concurso Banpará: novas datas

Segundo a decisão, a suspensão da validade do concurso foi tomada seguindo a Lei Estadual Nº 9.232, de 24 de março de 2021.

A lei citada suspendeu os prazos de validade dos concursos já homologados na data da publicação do Decreto Legislativo nº 02, de 20 de março de 2020 (que estabeleceu o estado de calamidade pública devido à pandemia de Covid-19), até 31 de dezembro de 2021.

Com isso, o prazo do torneio volta a valer a partir de 1º de janeiro de 2022. Sendo assim, em seguida a retomada, o edital ficará válido até 29 de março de 2023

Mas, isso não impede que o banco faça convocações, pois, segundo a lei, os Poderes, órgãos e entidades da Governo Pública Estadual continuam autorizados a convocar os aprovados para suprir as vacâncias de cargos públicos efetivos.

Vagas ofertadas salários do concurso Banpará

Publicado em 2018, o concurso Banpará ofertou 119 vagas para cargos de nível médio e superior; houve ainda vagas para pessoas com deficiência.

Entre as oportunidades, 110 foram para o função de Técnico Bancário e 09 vagas foram para as carreiras de Assistente Social, Contador, Engenheiro Social, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Médico do Trabalho e Técnico em Informática – Áreas: Desenvolvimento de Sistemas e Comitiva de Projetos, Suporte e Banco de Dados. 

Os aprovados no função de Técnico Bancário foram logrados para atuação em diversas unidades no Estado do Pará
e teve salário inicial de R$ 2.192,88, para jornada de 30 horas semanais. 

Já para as áreas de nível superior, a remuneração chegava a R$ 5.770,90, tendo jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas por semana, dependendo do função escolhido.

Fora os salários, os funcionários contratados do Banpará têm ainda recta a alguns benefícios, porquê: 

  • Participação nos lucros e resultados do Banpará, nos termos da legislação pertinente;
  • Possibilidade de adesão ao Projecto de Saúde e ao Projecto de Previdência Complementar;
  • Auxílio-Repasto/Sustento;
  • Auxílio-Cesta/Sustento; e
  • Possibilidade de adesão ao Projecto de Cargos, Curso e Salários do Banco. 

Etapas avaliativas do concurso Banpará

Os candidatos do concurso Banco do Estado do Pará
foram avaliados por meio de provas objetivas, que era supressivo e classificatório.

Vale ressaltar que os inscritos para os cargos de nível superior foram submetidos ainda à estudo de títulos, sendo a período exclusivamente classificatória.

O inspecção objetivo foi aplicado no mês de maio de 2018, nas cidades de Belém, Castanhal, Marabá e Santarém. 

A prova foi composta por 60 questões que abordaram as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

Único diferencial foi para o função de Técnico Bancário, onde as questões específicas foram distribuídas entre as áreas de Atendimento e noções de moral (5 questões) e de Conhecimentos Bancários (25 questões).

Por outro lado, no inspecção de títulos os concorrentes classificados na prova objetiva tiveram que enviar os documentos para estudo, que valeu até cinco pontos.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -