segunda-feira, abril 19, 2021

Concurso Detran PA: validade será retoma…

- Publicidade -

Foi suspenso o prazo de validade do concurso Detran PA, realizado em 2018. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Governo do Pará (Seplad PA), e divulgada nesta terça-feira, 30, por meio do Quotidiano Solene do Estado. 

De consonância com o documento, a suspensão é somente para o missão deagente de instrução de trânsito, e tem efeito a partir do dia 23 de março de 2020. Uma vez que diversos concursos pelo Brasil, a medida foi tomada devido à pandemia de Covid-19. 

Vale lembrar que a seleção do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (somente para a função citada supra) foi homologada em 8 de julho de 2019, e ficaria válido por um ano. Isto é, até julho do ano pretérito. 

No entanto, a boa notícia é que o prazo voltará a percorrer a partir do dia 1º de janeiro de 2022, pelo tempo restante até o seu término.

Seplad PA suspendeu mais três editais de concurso

Além da pausa na validade do concurso Detran PA, foram suspensos outros três editais. Confira aquém as seleções:

Concurso Público C–173 da Secretaria de Estado de Ensino (Seduc) para cargos efetivos de Professor Classe I, Nível A, homologado em 11 de setembro de 2018 e prorrogado em 11 de setembro de 2019.

Concurso Público C–182 da Instalação Meio de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) para cargos efetivos de níveis médio e superior, homologado em 30 de dezembro de 2019.

⇒ Concurso Público C–186 da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Serviço e Renda (Seaster) para cargos efetivos de níveis médio e superior, homologado em 28 de maio de 2019.

Concurso Detran PA tem validade suspensa
(Foto: Seplan-PA)

Concurso Detran PA ofereceu 100 vagas de nível médio

Com o edital publicado em novembro de 2018, o concurso Detran PA ofertou 100 vagas para o nível médio. Desse totalidade, 66 oportunidades foram para o missão de agente de fiscalização de trânsito e 34 para o de agente de instrução de trânsito.

enlightenedConcursos abertos somam 12.171 vagas na última semana de março

Para concorrer a função de agente de fiscalização, além de justificar a escolaridade, os candidatos precisavam ter Carteira Vernáculo de Habilitação, no mínimo nas categorias A e B, efetiva há dois anos.

O salário inicial oferecido pelo Detran PA é de R$2.191,52, mais gratificação de trânsito. A jornada de trabalho será de 30 horas de trabalho por semana.

Edital atraiu mais de 79 milénio inscritos

Mais de 79 milénio candidatos se inscreveram para realizar as provas. Desse totalidade, murado de 53 milénio concorreram ao missão de agente de instrução de trânsito.

Ao todo, foram 34 aprovados para as vagas imediatas, sendo 32 de ampla concorrência e dois da prestação de pessoas com deficiência. 

Saiba uma vez que foram as etapas do concurso Detran PA

Todos os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas. Os exames foram compostos por 50 questões, sendo: 20 de Conhecimentos Básicos; e 30 de Conhecimentos Específicos. Houve ainda uma redação de 20 a 30 linhas.

O teor da disciplina de Conhecimentos Básicos foi:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática e Raciocínio Lógico;
  • Legislação Aplicável ao Detran-PA;
  • Moral e Qualidade no Serviço Público; e
  • Noções de Microinformática.

Antes de chegar na lanço do Curso de Formação Profissional, que foi talhado ao missão de agente de fiscalização, os aprovados nas objetivas ainda tiveram que passar por outras etapas:

  • teste de capacidade física;
  • avaliação psicológica; e
  • entrega de certificado negativa da vara de realização criminal.

De consonância com o cronograma da seleção, o curso teve início no dia 15 de setembro do ano pretérito, indo até 27 de novembro do mesmo ano.  

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -