sexta-feira, maio 14, 2021

Concurso PC DF: Excedentes podem ser nomeados!

- Publicidade -

No dia 14 de abril, durante uma sessão realizada na Câmara Legislativa do DF, o deputado Fernando Fernandes se mostrou em prol do aproveitamento dos 217 candidatos excedentes do último concurso PC DF
, que aconteceu em 2013.

O Solicitador alegou que “o pessoal da segurança está com uma defasagem grande, principalmente de agentes, faço um apelo ao GDF para que faça as convocações”.

O último concurso teve a validade suspensa em 2018

Desde 2013, a PC DF
não lança editais para novos certames, porém teve a validade de seu último concurso suspensa em 2018. Com isso, a nomeação de novos servidores pode permanecer mais difícil de suceder.

No concurso de 2013, foram ofertadas 900 vagas, sendo 300 de contratação imediata e 600 para formação de Cadastro de Suplente.

Dentre os inscritos, 217 pessoas ficaram com aprovação excedente e esperavam por uma vaga há anos. A percentagem dos aprovados comemorou, logo, a proposta do deputado Fernandes:

Obrigada por se preocupar com a segurança do DF e com os 217 aprovados excedentes no concurso PCDF. O DF só tem a lucrar com o ingresso desses profissionais na segurança pública”.

Liminar pode permitir um novo concurso

Em 2019, a Promotoria de Justiça de Resguardo do Patrimônio Público (Prodep) conseguiu uma liminar que suspendia a nomeação de candidatos excedentes do concurso ocorrido em 2013.

Entretanto, o Tribunal de Contas do Região Federalista
determinou a convocação dos remanescentes. O que impedia o lançamento de um novo concurso até que todos os excedentes fossem nomeados.

A ação promovida pela Prodep pede a exclusão dos candidatos a partir do 901°, independente da nota, além de solicitar a desconstituição da decisão do TCDF.

As alegações da Prodep dizem que as interpretações do TCDF foram equivocadas e que:

permitir a chamada de eliminados é uma vez que permitir a ingressão de qualquer um nas forças policiais: bastaria ter estado inscrito no concurso e a vaga ficaria assegurada. A fraude tentada é tão esdrúxula que se aproxima de alguma coisa uma vez que uma geração de uma ‘dispensa de licitação’ no contexto do concurso público”.

Concursos abertos da PC DF

A PCDF estava com editais abertos para a contratação de Agente
e Escrivão
, com oferta de 2.100 vagas para pessoas que têm ensino superior em qualquer espaço. O salário pode chegar a R$ 9,3 milénio.

Entretanto, as avaliações que deveriam suceder nos dias 10 e 11 de abril precisaram ser adiadas e um novo cronograma será divulgado em momento oportuno.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -