quarta-feira, maio 5, 2021

Concurso PC RJ e PMERJ: PANORAMA posteriormente decreto

- Publicidade -

Os concursos da Polícia Social (PC RJ) e da Polícia Militar (PMERJ) do estado do Rio de Janeiro devem ter seus editais publicados em breve. Isso porque o governo estadual editou o Decreto 47.585 que autoriza o provimento de 400 oportunidades para a Polícia Social e 700 vagas para a Polícia Militar.

De pacto com o texto, a distribuição das oportunidades do concurso PC RJ fica da seguinte forma: 200 vagas para Investigador, 100 para Inspetor, 50 para Solicitador, 25 para Perito Legista, 10 para Facilitar Policial de Necropsia, 10 para Técnico Policial de Necropsia e 5 para Perito Criminal.

O governador em manobra, Cláudio Castro, afirmou que os editais já foram aprovados pela Procuradoria Universal do Estado do Rio de Janeiro (PGE RJ) e que a emprego das provas deve ocorrer no segundo semestre de 2021.

Embora membros do governo tenham enunciado que os editais serão divulgados, gradativamente, até o mês de junho, a Ateneu Estadual de Polícia Sylvio Terreno do Rio de Janeiro (Acadepol) trabalha para viabilizar a publicação do documento do concurso da Polícia Social do Rio de Janeiro ainda neste primeiro semestre.

De pacto com informações obtidas pela equipe de jornalismo do Estratégia, as empresas FGV, IDECAN, Cebraspe, Instituto AOCP, Instituto Selecon, IBFC e IBGP Concursos foram contatadas, pela Secretaria de Polícia Social, para organizar o concurso. 

De pacto com informações difundidas na internet, o Instituto Aproximação pode ser o organizador da primeira temporada do concurso para Solicitador e o Instituto AOCP pode organizar os editais para os demais cargos.

Já em relação ao concurso da PMERJ, o decreto determinou o totalidade de 700 vagas, distribuídas em 600 para Soldado e 100 para Solene. É provável que a seleção para Oficiais seja realizada em breve. Isso porque o concurso já foi autenticado pelo governo do estado e, atualmente, não há aprovados no último concurso na fileira de convocação.

Outrossim, o processo de definição da Instalação Getúlio Vargas (FGV) porquê mesa organizadora do concurso já foi finalizado, o que reforça ainda mais a possibilidade de publicação do edital nos próximos meses.

O concurso para Soldado tem menor possibilidade de sobrevir no pequeno prazo, visto que o governador em manobra planeja contratar os aprovados no concurso ocorrido em 2014. Em fevereiro deste ano, 339 aprovados para Soldado foram convocados para o Curso de Formação Profissional (CFP).

Embora a verosimilhança seja baixa, o governo do Rio de Janeiro já manifestou interesse em realizar o concurso para Soldado. O Coronel Rogério Figueiredo, secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, declarou que o governo poderá efetuar concursos anuais com 2 milénio vagas.

O governador remoto, Wilson Witzel, declarou publicamente, em 2019, que um edital com 2 milénio vagas para Soldado já havia sido autenticado pelo Cel. Márcio Basílio, subsecretário-geral da Polícia Militar, e que o documento seria publicado em 2020.

Para saber todos os detalhes dos concurso da Polícia Social do Rio de Janeiro (PC RJ) e da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), acesse os artigos aquém:

Concurso PC RJ | Concurso PMERJ


Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

Confira as oportunidades previstas

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -