terça-feira, junho 15, 2021

Concurso PM MG 2021/2022: comandante confirma aval para mais de 1.800 vagas

- Publicidade -

A Polícia Militar de Minas Gerais vai penetrar um novo edital de concurso público (Concurso PM MG 2021/2022) em breve. O comandante-geral da corporação, Helbert Figueiró de Lourdes, confirmou que o novo concurso já está autorizado e que serão oferecidas mais de 1.800 vagas em vários cargos.

A confirmação foi dada durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. Em entrevista ao “TV PMMG”, foi revelado que o concurso vai descrever com oportunidades para oficiais (120 vagas), médicos (30, sendo 10 interiores), especialistas (84), soldados – metropolitana (730) e soldados – interno (920).

A notícia da PM ainda revelou que, nos próximos dias, serão divulgadas novidades a saudação dessas novas seleções.

“O governo do estado depois de todo um protocolo de estudo, de decisões, concedeu a autorização para que nós estejamos abrindo novos concursos”, disse o comandante.

Os concursos públicos da PM vão descrever com oportunidades para as regiões Metropolitana e o interno. Na entrevista, também foi confirmado que 84 militares especialistas serão convocados de funções mais técnicas, tais porquê engenharia e notícia e outros.

A previsão é de que os aprovados sejam chamados para o início dos Cursos de Formação Profissional (CFP) no início de 2022.

Déficit

A urgência de exórdio de um novo concurso da PM-MG é grande. Em outubro de 2020, a corporação confirmou que perdeu mais de 5 milénio militares em cinco anos.

Por conta disso, o comando da PM encaminhou um ofício ao Executivo solicitando a nomeação de 554 excedentes do último concurso realizado pela corporação. O déficit totalidade já passa de 16 milénio militares.

Para suprir todas as perdas acumuladas entre 2015 e 2020, a PM-MG precisaria nomear 5.678 novos policiais militares.

Último concurso PM MG

O último edital de concurso da PM-MG foi divulgado em 2018 para o missão de Soldado. Na ocasião, o concurso contou com a oferta de 1.560 vagas. O concurso da PM-MG 2018 contou com mais de 58 milénio inscritos.

O objetivo da PM era penetrar um curso de formação no primeiro semestre de 2019, o que acabou se prorrogando, já que em outubro, os candidatos às vagas reservadas à capital, Belo Horizonte, foram convocados para a segunda lanço da seleção.

A prova de conhecimentos (prova objetiva) foi realizada nas cidades de Belo Horizonte/RMBH, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Jubiloso, Poços de Caldas e Sete Lagoas.

A prova de conhecimentos foi aplicada no dia 02 de setembro de 2018 (domingo), às 08h30min. A PROVA OBJETIVA teve 03 (três) tipos de provas (A, B e C), todas de caráter supressivo e classificatório e constou de 40 (quarenta) questões pontuáveis, numeradas de 01 a 40, assim distribuídas:

  • a) 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, incluindo estudo e versão de texto;
  • b) 06 (seis) questões de Recta Penal;
  • c) 06 (seis) questões de Recta Constitucional;
  • d) 06 (seis) questões de Recta Penal Militar;
  • e) 04 (quatro) questões de Estatística;
  • f) 04 (quatro) questões de Direitos Humanos; e
  • g) 04 (quatro) questões de Legislação Extravagante.

A prova objetiva teve valor de 100 (centena) pontos e foi elaborada com questões de múltipla escolha, contendo cada questão 04 (quatro) alternativas de resposta, devendo ser marcada exclusivamente 01 (uma) delas, no valor de 2,5 (dois e meio) pontos cada questão.

O missão de Soldado da PM requer nível superior completo, idade entre 18 e 30 anos e profundeza mínima de 1,60m. A curso tem uma remuneração básica inicial de R$3.278,74.

Soldado de 2ª Classe deverá trenar atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do CFSd, conforme normas em vigor e regulamentos da Escola. Já o Soldado 1ª Classe deverá promover a segurança pública, através de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento (universal, trânsito urbano e rodoviário, meio envolvente, guardas e outros). Para tanto, a atuação do Soldado compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras: a) realizar policiamento ostensivo fardado; b) executar atividades operacionais diversas; c) atender e solucionar ocorrências policiais de modo a manter ou restabelecer a ordem pública; d) redigir boletins de ocorrência, relatórios e outros documentos administrativos; e) estabelecer contatos com a comunidade, envolvendo-a na promoção da segurança pública; f) formular diagnóstico de segurança pública de seu subsetor de responsabilidade; g) pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais; h) conduzir viaturas da PMMG, em qualquer categoria de CNH, se habilitado e credenciado.

Condições gerais de manobra do missão: trabalhar em contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe, sob supervisão permanente, em envolvente de trabalho que pode ser fechado ou a firmamento ingénuo, a pé, montado ou em veículos, em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos). Atuar em condições de pressão e de risco de morte e contágio de moléstias em sua rotina de trabalho.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -