quinta-feira, maio 6, 2021

Concurso PM PI 2021: Edital aguarda liberação dos órgãos de controle

- Publicidade -

A Polícia Militar do Estado do Piauí vai terebrar um novo edital de concurso público (Concurso PM PI 2021). Depois propalar diversas previsões de brecha do edital, o concurso segue sem uma data certa para o lançamento.

A informação sobre o aguardo na liberação dos órgãos de controle foi confirmada pela própria corporação, que confirmou o concurso ainda em estudo na Controladoria Universal (CGE) e Procuradoria Universal do Estado (PGE). Exclusivamente com o aval dos órgãos é que o concurso poderá ser divulgado.

A carteira organizadora do concurso será o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).

Em outra ocasião, o comandante revelou que a expectativa era iniciar a formação dos aprovados ainda em setembro, com provas objetivas sendo aplicadas em junho. No entanto, com os atrasos, o cronograma deve passar por ajustes.

A corporação formalizou uma percentagem organizadora para escoltar o torneio, que já tem vagas confirmadas. De pacto com o documento, o edital com 690 vagas para soldados e oficias será supervisionado pelos seguintes servidores:

  • Coronel Leonardo de Melo Fortaleza Branco – presidente;
  • Tenente coronel José Soares de Alencar Fruto
  • Tenente coronel Jacks Daienne Galvão Pereira
  • Tenente coronel José Edson Batista dos Santos Júnior
  • Major Tiago Fortaleza Branco Ribeiro
  • Major Airton de Sousa Oliveira

No dia 14 de dezembro, o Governador do Estado, Wellington Dias, autorizou o novo edital concurso PM-PI 2021 para o preenchimento de 690 vagas. O aval, oferecido durante ato solene no Salão Azul do Palácio de Karnak, em Teresina (PI), contou com a presença do coronel Lindomar Castilho.

Do totalidade de vagas, 650 vagas serão abertas para Soldados e 40 para Oficiais.

“Em conversa com o governador, nós adotamos dois critérios. O primeiro deles é que nenhum município do Piauí terá menos de seis policiais em atividade. Para cada grupo de milénio habitantes, pelo menos um policial militar”, disse o coronel Lindomar Castilho.

Durante o ato, o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, afirmou que o governo chegou a cogitar o aval para mais de milénio vagas. No entanto, a quantidade de vagas foi repensada por questões orçamentárias.

Sobre o concurso da PM-PI, Wellington Dias revelou que haverá uma suplente técnica, para que mais candidatos sejam aprovados ao longo das etapas de seleção.

“Cá são 650 vagas para soldados e 40 para oficiais e, com isso, a gente sempre coloca uma risco de suplente, para também prometer um excedente, uma suplente estratégica”, disse o governador.

No dia 09 de dezembro, a Reunião Legislativa do Piauí aprovou o Projeto de Lei (PL) que altera o Regimento dos Policiais Militares do Piauí. O documento altera o limite de idade para ingresso na corporação, passando de 30 para 35 anos, tanto para o curso de formação de soldados quanto para o curso de formação de oficiais.

A função de soldado da PM PI requer dos candidatos: ser brasílio nato ou naturalizado; possuir fundura mínima de 1,60 m (varão) e 1,55 (mulher); ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos no período da letreiro; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (varão); possuir CNH categoria “AB”, entre outros requisitos.

Prepare-se: Apostila Concurso PM PI – Soldado 

O Soldado terá que realizar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a emprego da lei, nas diversas formas de policiamento, sempre primando pela resguardo da vida, da integridade física e da distinção da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da epílogo com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, talhado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do missão inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar.

Etapas do concurso PM PI

O Concurso Público da Polícia Militar do Piauí de Soldado é formado por 05 (cinco) etapas, sendo:

a) primeira lanço, de caráter supressório e classificatório, consistirá na realização de prova escrita objetiva, que será aplicada de forma coletiva, conforme critérios estabelecidos no edital do torneio;
b) segunda lanço, de caráter supressório, constará de fiscalização de saúde (médico e odontológico), conforme critérios estabelecidos no edital;
c) terceira lanço, de caráter supressório, compreenderá o teste de propensão física e constará de fiscalização atléticos inerentes ao missão, conforme previsto no edital;
d) quarta lanço, de caráter supressório, consistirá na emprego de fiscalização psicológico, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos no edital;
e) quinta lanço, também de caráter supressório, consistirá na investigação social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, muito porquê na vida atual do candidato, conforme critérios estabelecidos no edital.

Último edital PM PI foi divulgado em 2017

O último edital de concurso público da PM-PI para Soldados foi divulgado em 2017, quando contou com 400 vagas para a curso, distribuídas por homens e mulheres com nível médio. O salário inicial foi de R$3.100.

Os aprovados foram lotados em Parnaíba, Floriano, Picos, Manante, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus, no Piauí.

A prova contou com questões de Língua Portuguesa (14 questões), Matemática (07 questões), Conhecimentos Gerais (12 questões) e Noções de Informática, todas com peso 01. Aliás, as avaliações contaram com questões de Legislação da PMPI (07 questões) e Noções de Recta (13 vagas), ambas com peso 02.

Informações do concurso

  • Concurso: Polícia Militar do Piauí (PM-PI)
  • Mesa organizadora: NUCEPE
  • Escolaridade: médio
  • Número de vagas: 690
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Matrícula: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO
  • Link do último edital

100% de Contrato com Último Edital

 

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -