Concurso Polícia Penal AC é cobrado em protesto nesta quarta…

- Publicidade -

Um grupo de policiais penais se reuniu em frente ao Palácio Rio Branco, nesta quarta-feira, 16, em protesto por um novo concurso Polícia Penal AC. Na taxa também estão o subvenção do salário (incorporação dos auxílios no salário base) e aprovação da lei orgânica da categoria.

Em entrevista ao portal de notícias G1, o presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Joelison Ramos, disse que o diálogo com o governo acabou.

“Estamos mandando um aviso para o estado que nosso diálogo acabou. Nós estamos negociando com o governo ao longo deste ano de 2021, apresentamos as pautas prioritárias, sentamos para negociar e o governo disse que iria nos atender com essas pautas, mas até agora zero”, disse.

Segundo o sindicato, o Estado do Acre conta com 1.108 policiais penais para atender, pelo menos, 8 milénio presos.

“Hoje, em média, fica um ou dois policiais por pavilhão e isso favorece fuga, fragiliza o sistema penitenciário e favorece que, se o policial tiver meandro de caráter, ele vai tentar fazer a depravação dele, porque não é vigiado pelos demais policiais. Enfim, a gente precisa que o estado dê esse reforço de efetivo. Queremos que saia um edital de concurso de forma emergencial ainda nascente ano“, afirmou Joelison Ramos ao G1.

Apesar da cobrança pelo edital, um novo concurso Polícia Penal AC só deve ocorrer em 2022. Isso porque, segundo estado, a Lei Complementar 173/20 restringe a realização de seleções, para a geração de novos cargos, até 31 de dezembro deste ano.

Protesto serpente novo concurso Polícia Penal AC
(Foto: Sucursal Acre)

MP exige concurso Polícia Penal AC com 454 vagas

Em 2020, o Ministério Público do Acre (MP AC), por intermédio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Recta Difuso à Segurança Pública, ingressou com Ação Social Pública (ACP), que visa à realização do concurso Polícia Penal AC.

O pedido, com tutela de urgência, exige que sejam abertas, no mínimo, 454 vagas em 2022. O prazo considera a Lei Complementar 173/2020.

A ACP foi uma iniciativa do promotor de Justiça Tales Fonseca Tranin, considerando um documento apresentado pelo Instituto de Governo Penitenciária do Acre (Iapen AC).

Neste relatório, o órgão atestou a quantidade insuficiente de profissionais no desempenho de tal função nos presídios locais, além do já constatado em inspeções mensais.

Na ocasião, o promotor ressaltou que, diante do déficit de efetivo, os policiais penais estão realizando unicamente os serviços de custódia de presos, não conseguindo desempenhar as demais atividades inerentes à gestão de um sistema prisional, tais uma vez que:

  • escoltas judiciais;
  • recambiamento;
  • serviços de lucidez;
  • rotação de monitoramento de câmeras; entre outros.

O último concurso para contratação de agentes penitenciários (atual policial penal) foi realizado em 2007. Na estação, para concorrer ao função, era necessário ter o nível médio completo.

Folha Cursos

Concurso Polícia Penal AC é esperado desde 2019

Em dezembro de 2019, a Reunião Legislativa do Acre (Aleac) aprovou, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que criou a Polícia Penal no estado.

Desde logo, um novo concurso Polícia Penal AC é esperado, já que a última seleção foi realizada há mais de dez anos, em 2007.

Quando a PEC foi aprovada, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Beto Calixto, disse que a reformulação do função traria uma série de benefícios à categoria. 

“A PEC é a medida que vai inflamar ainda mais todo o trabalho dos agentes junto ao sistema de Segurança Pública”, disse Calixto.

Com a transformação em curso policial, os agentes penitenciários são equiparados aos membros das demais polícias brasileiras, mas com atribuições específicas, que são reguladas em lei. 

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para aligeirar os seus estudos. Em nossa novidade plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis:

Por função

Por curso

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -