terça-feira, junho 15, 2021

Concurso Polícia Penal PB: novo edital em estudo

- Publicidade -

Um novo concurso da Secretaria de Governo Penitenciária (SEAP), o primeiro no contextura da Polícia Penal PB, poderá ser realizado em 2021. Isso porque, segundo o titular da Pasta, cel. Sérgio Fonseca, duas unidades prisionais estão em construção, o que reforça a premência de contratação de mais profissionais.

“Nós temos, nos quadros da polícia penal, 1.765 policiais penais. Esses 1.765 policiais penais estão distribuídos nas 64 unidades da Paraíba. Possa ser que, nos próximos meses ou no próximo ano, se fale alguma coisa sobre concurso sim”, frisou Fonseca.

Mas, o secretário fez questão de substanciar que a questão orçamentária do governo deve ser considerada, mas garantiu ter estudos, junto à Secretaria de Governo (Sead), para o torneio.

Nosso objetivo é deixá-los 100% informados. Acompanhe nos tópicos a seguir as principais novidades e informações sobre o concurso:

Situação atual do concurso Polícia Penal PB

Segundo o titular da Secretaria de Governo Penitenciária (SEAP), cel. Sérgio Fonseca, um novo edital da Polícia Penal da Paraíba está em estudo, já que, com duas unidades prisionais estão em construção, há a premência de contratação de mais profissionais. Fonseca, porém, fez questão de substanciar que a questão orçamentária do governo deve ser considerada.

Curso de Policial Penal

Atribuições

O Policial Penal desempenhará atividades de Guarda, Vigilância e Movimentação de presos, a término de testificar a disciplina e a ordem nas dependências da Unidade Prisional, muito uma vez que controle verificação e fiscalização na portaria dos presídios da ingressão de pessoas, veículos e volumes. A trouxa horária semanal é de 40 horas, respeitada a legislação específica em vigor.

Requisitos

a) ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo regimento de paridade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 12, § 1º, da Constituição Federalista;
b) certificado de desenlace do Ensino Médio (velho 2º Proporção) ou equivalente;
c) ter idade superior a 18 (dezoito anos);
d) estar em dia com as obrigações eleitorais, com comprovante de votação da última eleição;
e) ter tendência física e mental, para o manobra das atribuições do incumbência, comprovada por Junta Médica Meão do Estado da Paraíba.
f) apresentar Certificado Negativa dos setores de distribuição dos Fóruns Criminais da Justiça Federalista, Estadual, Militar e Eleitoral dos lugares em que tenha residido ou reside nos últimos 5 (cinco) anos;
g) apresentar Folha de Precedente Criminal, expedida no sumo a seis meses, da Polícia Federalista e da Polícia dos Estados nos quais reside ou residiu nos últimos cinco anos;
h) apresentar Enunciação na qual conste não ter sofrido pena definitiva por delito ou contravenção, nem penalidade disciplinar no manobra de qualquer função pública, expedida por órgãos da governo Municipal, Estadual e Federalista;
i) apresentar reprodução xerográfica autenticada dos documentos: RG, CPF e Título de Votante;
j) apresentar Certificado de Reservista ou de dispensa da incorporação, em caso de candidatos do
sexo masculino;
l) estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
m) apresentar Enunciação de Bens com dados até a data da posse.

Último concurso Polícia Penal PB (SEAP)

O último concurso da SEAP PB, realizado em 2008, ofertou 2.000 vagas para o incumbência efetivo de Agente de Segurança Penitenciária, sendo 627 oportunidades para o sexo masculino e 373 vagas para candidatas do sexo feminino. O torneio esteve sob responsabilidade da Instauração Carlos Chagas (FCC).

Etapas do último concurso Polícia Penal PB

O último edital foi constituído por três etapas:

  • Prova Objetiva
  • Avaliação Psicológica
  • Curso de Formação

Prova objetiva

A Prova Objetiva, de caráter supressório e classificatório, foi constituída por questões do tipo múltipla escolha de Português, Atualidades e Legislação Específica.

Prova Objetiva do concurso Polícia Penal PB

Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica consistiu na emprego e avaliação de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permitiram identificar aspectos psicológicos do candidato, para fins de prognóstico de desempenho das atividades relativas ao incumbência de Agente de Segurança Penitenciária.

O perfil profissiográfico para o desempenho das atividades de Agente de Segurança Penitenciária consiste em características compreendidas uma vez que: assertividade, controle emocional, resistência a frustração, flexibilidade, iniciativa, relacionamento interpessoal, resistência a fadiga, adaptabilidade, adequação da agressividade, potencial de desenvolvimento cognitivo, autoconfiança e atenção difusa.

Curso de Formação

O Curso de Formação tem por objetivo formar o servidor para o desempenho das atividades relativas às normas de vigilância, manutenção de segurança, disciplina da movimentação dos sentenciados internos das Unidades Pressionais do Estado da Paraíba.

A lanço é obrigatória para o manobra do incumbência. A trouxa horária é de 100 horas-aula. O candidato teve de ter, no mínimo, 75% de frequência.

Quer estudar para o concurso Polícia Penal PB?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Quer permanecer atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!

Ficha do concurso Polícia Penal PB

Informações do concurso Polícia Penal PB

►Previsão: 2021
►Vagas: a definir
►Cargos: Policial Penal
►Formação: médio
►Edital:

Último edital: 2008

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -