Concurso Sejus ES: secretaria mantém pre…

- Publicidade -

A Secretaria de Estado de Justiça do Espírito Santo confirma que os preparativos de novo concurso Sejus ES em 2021 estão mantidos. A publicação do edital foi colocada em incerteza a partir da publicação do decreto 4818-R, que suspende a realização de concursos no estado leste ano.

A boa notícia é que os órgãos podem pedir exceção a esse decreto. Para isso, devem encaminhar uma solicitação à Percentagem de Melhoria de Eficiência e Racionalização dos Gastos Públicos (CMERGP).

O decreto, divulgado em 11 de fevereiro, vai ao contrário do estabelecido no Orçamento Estadual. O texto prevê a realização de diversos concursos em 2021, entre eles o da Secretaria de Justiça ES.

Diante do decreto, uma vez que fica o novo concurso Sejus ES? A Secretaria pretende entrar com pedido de exceção? Por meio de sua Assessoria de Prelo, a pasta disse que os preparativos estão mantidos e que viabilizará a realização do concurso em 2021.

“A Secretaria da Justiça (Sejus) informa que a elaboração do concurso público está em curso, sendo ainda definidos o quantitativo de vagas, cargos e salários. A pasta irá realizar os trâmites administrativos para viabilizar a realização do concurso público previsto para o ano manante, considerando a demanda para reforço de equipe.”

O último concurso para efetivos da Secretaria de Justiça do Estado foi realizado em 2012. Desde portanto, a pasta vê o número de cargos vagos aumentar nas unidades penitenciárias.

Sejus ES prepara novo concurso público. Edital previsto para 2021!
(Foto: Divulgação)

Em 2018, o portanto governador Paulo Hartung chegou a autorizar uma novidade seleção para efetivos da Sejus ES. Todavia, o edital não foi publicado. A oferta seria de 200 vagas para inspetor penitenciário.

A curso requer o ensino médio completo e tem remuneração inicial de R$2,7 milénio (valor de 2018 com a inclusão do auxílio-alimentação).

Além da Sejus ES, o governo do Estado prevê a início de outros seis concursos em 2021: para Secretaria de Herdade (Sefaz ES), Polícia Social (PC ES), Polícia Militar (PM ES), Secretaria de Ensino (Sedu), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Ieses) e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Comece sua preparação para o concurso Sejus ES

Com a estimativa de novo concurso para Sejus ES em 2021, os interessados devem encetar a preparação o quanto antes. Isso porque os estudos antecipados aumentam as chances de aprovação.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões relacionadas comentadas.

Estude para concursos com a Folha Cursos!

Resumo concurso Sejus ES 2021

  • Órgão: Secretaria de Estado de Justiça do Espírito Santo
  • Vagas: Não reveladas
  • Incumbência: Não informado
  • Edital: previsto para 2021

Em 2019, Sejus ES teve seleção para temporários

Para suprir a demanda por novos funcionários, a Secretária de Estado de Justiça do Espírito Santo realizou, no final de 2019, um processo seletivo para temporários. A oferta foi de 100 vagas para as regiões da Grande Vitória e Aracruz, Setentrião e Sul.

Houve também formação de cadastro de suplente, na qual os aprovados puderam ser convocados no decurso do prazo de validade.

A seleção foi feita unicamente pela entrega de documentação comprobatória da qualificação profissional. Além da comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada.

Por sua vez, o último concurso Sejus ES para efetivos foi realizado em 2012. Na estação, o edital trouxe 500 vagas. Desse quantitativo, 250 foram para agente de escolta e vigilância penitenciária e 250 para agente penitenciário.

Ambos os cargos tiveram uma vez que requisito o ensino médio completo, Carteira Pátrio de Habilitação (CNH), idade de 18 a 30 anos. Além de, na data da emprego da prova de condicionamento físico, estatura mínima, descalço e desvelado, de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).

A secretária organizadora foi a Instauração Vunesp. Os concorrentes foram avaliados por até seis etapas:

  • 1ª. Período: Prova Objetiva;
  • 2ª. Período: Prova de Condicionamento Físico;
  • 3ª. Período: Examinação de Saúde;
  • 4ª. Período: Prova de Propensão Psicológica;
  • 5ª. Período: Comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada;
  • 6ª. Período: Curso de Formação.

A prova objetiva teve 50 questões, das quais 30 de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades) e 20 de Conhecimentos Específicos (Direitos Humanos, Lei nº 7.210/84 – Lei de Realização Penal, Lei Complementar Estadual n.º 46/94, Lei n.º 9.455/97: Define os Crimes de Tortura).

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -