terça-feira, abril 20, 2021

Concurso Telebras: confira detalhes da ú…

- Publicidade -

Um novo concurso Telebras já está no radar da Empresa de Telecomunicações Brasileira. Para quem não quer perder a chance de prometer uma oportunidade na seleção, que tal relembrar porquê foi o concurso anterior?

O último edital da Telebras foi publicado pelo Cebraspe, mesma organizadora escolhida para conduzir o próximo concurso da empresa. Dessa forma, o documento pode ajudar os candidatos a entenderem porquê deverá funcionar a seleção prevista para oriente ano, que deve seguir os mesmos moldes.

O concurso anterior foi realizado em 2015. A oferta foi de 39 vagas distribuídas por diferentes cargos, de níveis médio e superior.

No nível médio a oferta era de quatro vagas, para a curso de assistente técnico. As demais foram distribuídas pela função de profissional, dos quais requisito é o nível superior.

Foram contempladas as especialidades de: jurisperito, contador, administrativo, auditor, mercantil, estatístico, exegeta de finanças, engenheiro social, engenheiro de computação, eletricista ou eletrônico, engenheiro de redes e engenheiro de telecomunicações. 

Concorrentes de ambas funções foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, de caráter supressório e classificatório. No entanto, os concorrentes de nível superior também passaram por uma lanço de avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Novo concurso Telebras ainda está em temporada de definição das vagas
(Foto: Divulgação)

Veja porquê foi composta a prova objetiva do concurso Telebras

A prova objetiva do concurso foi composta por 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

Para o nível superior, a prova de Conhecimentos Básicos contou com itens de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Legislação Específica do setor de Telecomunicações Brasílico, Licitações e Contratos (jurisperito e exegeta administrativo), Recta Administrativo (jurisperito) e Noções de Informática (jurisperito, exegeta mercantil e engenheiros).

Já para o função de nível médio, a prova trouxe itens de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática e Moral no Serviço Público. 

As questões seguiram o padrão já característico do Cebraspe: do tipo evidente ou inexacto. Nesse protótipo, cada questão respondida incorretamente anula uma certa. Marcações duplas ou questões em branco recebem pontuação igual a zero.

 Foram eliminados do concurso os candidatos que apresentaram as seguintes situações:

  • Obtiveram nota subordinado a dez pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos;
  • Obtiveram nota subordinado a 21 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
  • Obtiveram nota subordinado a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.

Quais são os próximos passos para a realização do concurso Telebras?

A dispensa de licitação autorizando a contratação do Cebraspe porquê organizador do próximo concurso Telebras foi publicada na última quinta-feira, dia 8. De convenção com a Assessoria de Informação do órgão, a contratação do Cebraspe ainda não foi concretizada.

Segundo o departamento ainda será preciso a realização de trâmites internos para examinar a viabilidade desse processo de contratação. A empresa ainda definirá, por exemplo, quais serão os cargos e vagas a serem ofertados no edital. 

Os próximos passos para a realização do concurso Telebras é a formação da percentagem organizadora, que fiscalizará e acompanhará todas as etapas referentes à seleção. Além da formalização do contrato com o Cebraspe.

Botão com link para Folha Cursos

Estatal tem autonomia para realizar próprio concurso

Há expectativa por um novo concurso Telebras desde junho do ano pretérito, quando a estatal confirmou que já analisava a possibilidade de uma novidade seleção. 

Na mesma idade, foi fixada uma portaria com um novo quantitativo para o quadro de pessoal da Telebras.  De convenção com o documento, a Telebras conta com um quadro formado por mais de 400 postos de trabalho. Desse totalidade, 371 são do quadro permanente, que inclui contratações por meio de concurso. 

Segundo os últimos dados divulgados pela Telebras até junho do ano pretérito a empresa tinha seis cargos vagos. Até a realização de um novo concurso, mais vacâncias podem sobrevir. 

Lembrando que é de responsabilidade da própria Telebras gerenciar seu quadro, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados. Ou seja, a estatal tem autonomia para fazer um concurso. 

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -