Concursos ES 2021: mesmo com decreto, go…

- Publicidade -

O Governo do Espírito Santo confirmou a realização de sete concursos públicos no estado em 2021. A publicação dos editais será feita mesmo com o Decreto nº 4.818-R, de 10 de fevereiro, que suspende novas seleções até dezembro deste ano.

Em resposta à Folha Dirigida, a Assessoria de Prelo da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) informou que serão realizados os sete concursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021.

Isso porque é provável que os órgãos peçam exceção ao decreto. Para isso, devem encaminhar a solicitação à Percentagem de Melhoria da Eficiência e Racionalização dos Gastos Públicos (CMERGP).

As seleções serão para os seguintes órgãos/secretarias:

  • Secretaria da Ensino (Sedu);
  • Secretaria de Justiça (Sejus);
  • Secretaria de Herdade (Sefaz);
  • Polícia Social;
  • Polícia Militar;
  • Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases);
  • Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

As definições de prazos e quantitativo de vagas são de conhecimento de cada Secretaria e Órgão.

“Mesmo com o Decreto nº 4.818-R, de 10 de fevereiro de 2021, publicado no Quotidiano Solene do Estado de quinta-feira (11/02), que estabelece medidas de contingenciamento e racionalização de gastos do Poder Executivo Estadual no ano de 2021, serão realizados os concursos públicos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021”, consta em nota enviada à reportagem.

Governo do Espírito Santo confirma realização de sete concursos
em 2021 (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Justiça, por exemplo, já tinha confirmado à Folha Dirigida que os preparativos do concurso Sejus ES estão mantidos, mesmo com o decreto.

“A Secretaria da Justiça (Sejus) informa que a elaboração do concurso público está em curso, sendo ainda definidos o quantitativo de vagas, cargos e salários. A pasta irá realizar os trâmites administrativos para viabilizar a realização do concurso público previsto para o ano fluente, considerando a demanda para reforço de equipe.”

Concursos Sefaz ES tem edital previsto para fevereiro

A Secretaria de Herdade do Espírito Santo também anunciou que o cronograma do concurso para auditor-fiscal da Receita Estadual está mantido. Dessa forma, a expectativa é que o edital seja publicado ainda em fevereiro.

A carteira organizadora será a Instauração Getulio Vargas (FGV). No momento, a percentagem organizadora espera a estudo da minuta do contrato, por secção da Procuradoria-Universal do Estado, para dar prosseguimento à seleção.

Com a estimativa de lisura do concurso para fevereiro, as provas podem ser aplicadas ainda neste primeiro semestre.

“Pelo nosso cronograma, a prova deve ser realizada ainda no primeiro semestre de 2021. Logo, logo que transpor o edital, provavelmente de dois a três meses será a realização da prova”, disse o presidente da percentagem, Leandro Kuster, em entrevista à Folha Dirigida em dezembro de 2020.

A oferta do concurso Sefaz ES será de 50 vagas para auditor-fiscal. O incumbência requer ensino superior em qualquer superfície. Os aprovados terão um salário inicial de R$12.492, podendo chegar a R$23.767,40 com as progressões.

enlightenedVocê sabia que a Folha Dirigida também tem curso preparatório para concursos? A Folha Cursos traz videoaulas, apostilas e questões comentadas.

Confira o curso preparatório para Sefaz ES e comece já seus estudos!

Governador chegou a confirmar os concursos da Segurança ES

Além da Sefaz ES e Sejus ES, o governador já tinha confirmado editais para Ensino, Polícia Social, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Em entrevista ao jornal Tribuna, em janeiro, Renato Casagrande comentou sobre as expectativas de concurso público para o estado, garantindo que a Ensino e a Segurança Pública seriam prioridades.

De conformidade com ele, o quantitativo de vagas ainda é incerto. Mas, o da Polícia Militar já estava guardado para oriente ano.

“Eu vou penetrar concurso para policiais. Aqueles que já estavam abertos nós já iniciamos o curso, e vamos penetrar um outro edital em 2021 para policiais. Queremos penetrar para professores também em 2021”, disse Casagrande.

A Secretaria de Ensino (Sedu ES) informou, em nota, que está “em período de estudos sobre a realização de concurso público”.

O objetivo da seleção será repor profissionais que se aposentaram ou foram exonerados dos cargos. Conforme o governador, secção dessa vacância é ocupada, hoje em dia, por docentes contratados em regime de designação temporária (DT).

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -