sexta-feira, junho 25, 2021

Concursos PM e PC RJ: Governo quer ampliar quadro

- Publicidade -

Boa notícia concurseiros do Rio de Janeiro! O atual governador do estado, Cláudio Castro, afirmou que pretende fortalecer as polícias do estado com novos concursos PM
e PC RJ
, durante sua gestão! O déficit de pessoal nas corporações vem aumentando, o que se fazem necessários novos certames.

Concursos PM e PC RJ: novas seleções em breve

Além da fala do governador, durante pronunciamento solene, o Decreto 47.585 também foi publicado por ele, permitindo o preenchimento de 400 vagas na Polícia Social e 700 na Polícia Militar do Rio de Janeiro
.

Durante sua fala, o governador carioca afirmou que irá ainda ampliar o programa Segurança Presente em 30%, e que para isso ocorrer, o efetivo da Polícia Militar tem que ser ampliado, para cuidar das demandas.

O programa citado por Castro é um padrão de policiamento de proximidade que tem porquê objetivo, promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social.

As operações visam um envolvente mais seguro e hospitaleiro aos moradores cariocas, além dos comerciantes e turistas das regiões onde atua.

Vou continuar enfraquecendo as milícias, reduzindo a taxas de transgressão. E buscando, cada vez mais, uma polícia que preserve a vida, sobretudo a dos nossos bravos e guerreiros policiais”, afirmou Castro.

Ele completou: “(precisamos de) uma polícia que atue com perceptibilidade, que atue próxima do cidadão, vamos fabricar uma polícia de proximidade, que atue nos bairros, não somente em áreas comerciais e turísticas. Um policial que seja próximo ao povo”, completou.

Concursos PM e PC RJ: vagas previstas

Os concursos PM e PC do Rio de Janeiro
devem ter editais publicados em breve, depois que o Decreto 47.585, que autoriza o provimento de 400 vagas para a Polícia Social e 700 para a Polícia Militar, foi editado pelo governo.

No texto publicado também consta a informação da repartição de vagas que serão ofertadas no edital da Polícia Social, confira:

  • 200 vagas para Investigador
  • 100 para Inspetor
  • 50 para Solicitador
  • 25 para Perito Legista
  • 10 para Facilitar Policial de Necropsia
  • 10 para Técnico Policial de Necropsia
  • 05 para Perito Criminal.

Os salários iniciais podem chegar a R$18 milénio. Por outro lado, não houve confirmação das carreiras que serão ofertadas no edital da Polícia Militar, o que deve ser divulgado em breve.

O secretário de Polícia Social do Rio de Janeiro, solicitador Allan Turnowski, confirmou ainda que os editais já foram aprovados pela Procuradoria Universal do Estado do Rio de Janeiro (PGE RJ) e que as provas devem ser aplicadas aos candidatos no segundo semestre..

“Estamos com o edital pronto, sancionado pela PGE. Quero publicar até antes de julho. Queremos soltar esses editais mal contratarmos a carteira”, afirmou.

O secretário disse ainda crer que a pandemia não atrapalhe os planos da corporação para o concurso.

“Acredito que as pessoas já se acostumaram a conviver e a produzir dentro da pandemia. Evidentemente que se a gente tiver qualquer infortúnio na data da prova, de um fechamento da cidade, porquê já aconteceu algumas vezes, isso pode atrapalhar. Mas a princípio, o dia a dia normal de conviver com a pandemia não inviabiliza o concurso. O concurso está guardado. Eventualmente se não der para fazer em um termo de semana, fazemos no outro. Mas está guardado. A gente vai fazer”, enfatizou.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -