sexta-feira, maio 14, 2021

Coronavírus: UFPR define vestibular 2020/2021 em tempo única; prova será em 18 de julho | Ensino

- Publicidade -

O Juízo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federalista do Paraná (UFPR) definiu nesta sexta-feira (30), que o vestibular 2020/2021 será realizado, excepcionalmente, em única tempo, no dia 18 de julho.

A prova será composta por 60 questões objetivas e uma produção de texto. Confira todos detalhes mais inferior.

A urgência de modificação do padrão do processo seletivo ocorreu diante do cenário de restrições e evolução do quadro epidemiológico da Covid-19 no Paraná, a expectativa dos candidatos e a retomada do calendário acadêmico, com a definição do início do ano letivo 2021.

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, destaca que a decisão viabiliza a realização de todo o processo, com dias adequados para correção, divulgação de resultados e matrículas dos calouros.

No padrão autenticado, o vestibular 2020/2021 será realizado em única tempo, com uma redução de 30% no número de questões – eram 90 e passam a ser 60 questões.

Haverá exclusivamente uma questão de produção textual, valendo 30% da nota totalidade, no padrão de texto dissertativo argumentativo.

Conforme a UFPR, para os cursos que tinham questões discursivas específicas na segunda tempo, será oferecido um peso maior nas disciplinas da prova objetiva.

Por exemplo, no curso de recta, as questões de história e sociologia terão peso maior na prova objetiva da tempo única.

Já os cursos de música e arquitetura, que possuem provas de habilidades específicas, terão a situação tratada separadamente pelo Núcleo de Concursos (NC), de harmonia com a universidade.

O vestibular estava marcado para ocorrer no dia 28 de março, com as provas da segunda tempo nos dias 25 e 26 de abril. Em 2020, também por desculpa da pandemia, a primeira tempo já havia sido adiada para janeiro e depois foi remarcado para fevereiro.

Outro delonga havia sido resolvido no final de fevereiro, em seguida a troca da coordenação do Núcleo de Concursos (NC-UFPR), que ocorreu no dia 21, devido à suspensão do concurso público da Polícia Social horas antes da emprego das provas.

Em março, o Núcleo de Concursos da UFPR (NC-UFPR) adiou a primeira tempo do vestibular 2020/2021 e também as provas do concurso público com 70 vagas para cadetes da Polícia Militar (PM).

No dia 15 de abril, o vestibular foi remarcado para 18 de julho deste ano.

VÍDEOS: Pandemia da Covid-19 no PR

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -