quinta-feira, maio 6, 2021

Descobrimento do Brasil: Tópicos importantes sobre o matéria

- Publicidade -

O Descobrimento do Brasil deve ser inserido no contexto das Grandes Navegações nos séculos XV e XVI. 

A saber, duas potências da era, Portugal e Espanha, lançaram-se no mar em procura de novos territórios para explorar. Aliás, o mar era uma das rotas para chegar até as Índias, um dos principais centros comerciais do período. 

Nas Índias, os europeus compravam especiarias, ou seja, temperos, tecidos, joias, entre outros, para revender na Europa com um cimo lucro. 

O Descobrimento do Brasil tornou-se tema recorrente em questões do Enem e demais vestibulares. Por isso, acompanhe o cláusula e saiba mais sobre o matéria! 

Descobrimento do Brasil: A chegada dos portugueses

O Descobrimento do Brasil ocorreu em 22 de abril de 1500. Nesse dia, as caravelas da esquadra portuguesa, liderada por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral do atual estado da Bahia. 

No lugar, havia um monte, e por isso ele acabou sendo batizado pelos europeus porquê o “Monte Pascoal” por conta do período da páscoa cristã. 

Aliás, dois dias depois da chegada europeia, aconteceu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros e os portugueses. 

Demais, de concordância com a Missiva de Pero Vaz de Caminha, o encontro foi pacifico, mas, muito estranho, tendo em vista a grande diferença cultural entre os povos. 

Portugueses e indígenas: Entenda os primeiros contatos

Pedro Álvares Cabral, recebeu alguns índios em sua caravela e logo no primeiro contato os índios se interessaram por objetos porquê a prata e o ouro. 

No entanto, os índios não se interessaram pelas comidas e bebidas oferecidas pelos portugueses, assim porquê estranharam suas barbas e vestimentas. 

Por sua vez, os portugueses estranharam o roupa dos índios andarem nus. O encontro foi um verdadeiro choque entre culturas. 

Descobrimento ou chegada?

Muitos especialistas batem na tecla que ao usar o termo “Descobrimento do Brasil” parece que nossa terreno não era habitada e os europeus foram os primeiros a encontrá-la. 

Dessa maneira, desconsidera-se a presença de murado de 5 milhões de indígenas divididos em várias tribos que já habitavam o território brasiliano antes da chegada dos europeus. 

Por isso, muitos historiadores preferem adotar o termo “Chegada dos portugueses ao Brasil”. Desse modo, valoriza-se a presença dos nativos em solo brasiliano. 

Em síntese, pode-se declarar que os portugueses descobriram o Brasil para os europeus que até aquele momento não sabiam da existência de outras terras. 

Missiva de Pero Vaz de Caminha

O principal documento histórico sobre o Descobrimento do Brasil é um documento escrito por Pero Vaz de Caminha, escrivão da esquadra de Cabral. 

A “Missiva de Pero Vaz de Caminha” ao rei português D.Manuel I, conta detalhes da viagem, a chegada ao litoral brasiliano, os índios que já habitavam o lugar e o primeiro contato entre os indígenas e os portugueses. 

Por termo, a esquadra de Cabral contou com murado de 1.400 homens, entre marinheiros, técnicos de navegação, cozinheiros, padres, ajudantes, entre outros. 

E portanto, gostou de saber um pouco mais sobre o Descobrimento do Brasil?

Não deixe de ler também – Atualidades: Os terríveis efeitos do desmatamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -