segunda-feira, junho 14, 2021

Dificuldades na redação? Veja algumas dicas

- Publicidade -

Você é do tipo de pessoa que tem pavor da lanço de redação dos concursos públicos? Ou talvez você entenda da estrutura, mas trave na hora de passar suas ideias para o papel? Não se preocupe, levante item te traz várias dicas de redação para que você se saia muito nessa lanço dos certames.

O professor Hansk Roble é profissional em ortografar redações para os mais diversos tipos de concurso público, e preparou uma série de dicas essenciais sobre argumentação para quem quer gabaritar os textos pedidos. Confira!

Dicas de redação: Opinião não é argumento

A dica mais importante para toda redação é que ela precisa ter teor. Isso significa que tudo que for escrito deve ser fundamentado em um pouco além da simples opinião.

Dar a própria opinião é um pouco muito vago: é necessário que ela seja embasada em argumentos válidos para que ela possa ser considerada na redação.

Mas o que torna um argumento válido? A resposta é simples: para ser aceito, um argumento deve ser fundamentado com dados, informações relevantes ou citações de leis, artigos e obras. Para que seja verosímil fazer isso, é importante que o concurseiro tenha uma base extensa de conhecimento sobre várias temáticas.

Ampla base de conhecimento

É importante que a pessoa que escreve a redação saiba sobre assuntos diversos, acompanhando veículos de informação, autores e leis que ela julgar pertinentes.

Assim, uma dica de redação imprescindível é não se limitar a entender somente sobre questões que dizem reverência a vertente política que você favorece, estando disposto a ler sobre variados pontos de vista.

Seleção e distribuição de ideias e informações

Uma dica interessante é pré-selecionar e manter em mente 15 palavras diferentes sobre um determinado tema, de forma que, caso ele caia em alguma prova de concurso público, já se tenha uma teoria de porquê trabalhá-lo de maneira lógica e sem fragmentação.

Essas palavras devem ser escolhidas a partir da base de conhecimento previamente mencionada, relacionando quais artigos científicos, autores, leis ou notícias devem ser citados de contrato com o tema.

Contradições devem sempre ser evitadas: uma vez que uma teoria começou a ser defendida, ela deve continuar sendo defendida até o término da redação. Se pôr porquê favorável à redução da maioridade penal e na metade do texto mudar de opinião devido à falta de argumentos, por exemplo, não pega muito.

Outras dicas de redação

Estabelecer diálogos contemporâneos é sempre relevante. Isso quer manifestar entender de atualidades, manter uma argumentação humana e nunca utilizar de discursos preconceituosos.

Dito isso, é preciso que o concurseiro tenha, também, autoconfiança: ortografar com propriedade de quem entende sobre um tema ajuda bastante a sua nota final.

Algumas dicas óbvias, mas que devem ser ressaltadas, são a premência uniforme da leitura e do treino.

Ler com frequência é necessário para o desenvolvimento de um bom vocabulário, assim porquê de um bom domínio da língua portuguesa. A prática, por sua vez, facilita o uso da dialética, assim porquê a compreensão de qual a melhor organização dos argumentos em questão.

Essas foram algumas das principais dicas de redação que o professor Hansk Roble tem para oferecer. Gostou? Neste vídeo, ele te conta sobre tudo isso e muito mais, inclusive detalhando argumentos específicos que podem ser usados com diversos temas que podem tombar em certames próximos. Confira:

Notícias sobre concursos públicos

Agora que você sabe quais são as principais dicas de redação para concursos, fique por dentro dos editais com inscrições abertas e previsões de concurso público para 2021. Temos artigos atualizados diariamente para te deixar sempre muito informado:

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar cá e seguir nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

Assinatura Ilimitada

Quer prometer centenas de cursos para os principais concursos públicos do país? Basta comprar a Assinatura Ilimitada do Direção Concursos, em parceria com o QC, para ter chegada ao PDF 2.0: a plataforma que vem mudando a sua forma de estudar. Confira:

Faça segmento do meato de Telegram para o compartilhamento de notícias em TEMPO REAL! Você nunca mais vai permanecer de fora das novidades, clique cá e participe.

concursos publicos

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -