quinta-feira, julho 29, 2021

Edital pode transpor no segundo semestre de 2021

- Publicidade -

O novo concurso Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.) continua sendo bastante aguardado no estado. Mas até o momento, não há mais novidades concretas, além daquelas que já sabemos.

Em tarifa, está a previsão de serem preenchidas, no mínimo, 854 vagas para diversos cargos das áreas técnica e operacional.

Atualmente, embora pese a questão orçamentária e, evidente, a situação sanitária (pandemia), existem chances desse concurso público ser lançado até o final de 2021.

Status atual do concurso Embasa

A notícia recente e mais animadora sobre o concurso público da Embasa partiu do próprio governador Rui Costa, em fevereiro de 2021.

Ele disse para uma rádio que esse edital poderia ser lançado até o final do segundo semestre de 2021. Com isso, toda a tramitação do concurso aconteceria mesmo só em 2022:

“Você pode realizar qualquer concurso no final do ano, já que só poderá ser chamado ano que vem, porque senão você cria uma falsa expectativa, e a pessoa só vai poder ser chamada ano que vem. Portanto, se concurso houver, em algumas dessas áreas, só será feito no segundo semestre, porque a lei proíbe de invocar qualquer pessoa novidade que eleve a despesa de pessoal até dezembro desse ano”

Anunciado em 2019, o concurso até chegou a ser cotado para 2020. Mas aí veio a pandemia e a situação dos estados brasileiros foi radicalmente transformada.

Embora não se tenha do governo uma nota solene, houve, de 2019 para cá, indícios de que a mesa do concurso Embasa deva ser o Instituto AOCP.

Não conseguimos obter do próprio Instituto uma confirmação, mas, segundo documentos oficiais internos, a dispensa de licitação já teria sido homologada. O que pode mudar, até o lançamento do edital, é o valor global do contrato (era, em 2019, orçado em 4,5 milhões de reais).

Concurso Embasa: cargos e salários

Os salários previstos para as futuras vagas da Embasa serão muito superiores aos do seu último concurso, de 2017. Naquela era, variaram de R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31.

Os cargos oferecidos foram os seguintes:

  • Nível médio ou técnico: Agente Administrativo, Agente Operacional, Assistente de Laboratório, Operador de Processos de Chuva e de Esgoto, Técnico Operacional (Edificações), Técnico em Eletromecânica;
  • Nível superior: Crítico de Tecnologia da Informação (Desenvolvimento), Contador/Crítico de Gestão (Ciências Contábeis), Engenheiro Social/Produção Social, Engenheiro Sanitário/Ambiental e Engenheiro Eletricista.

Concurso Embasa: histórico de previsões

O concurso Embasa já apareceu em duas leis orçamentárias anteriores a 2020, e mesmo assim não chegou a ser realizado no ano seguinte.

De 2020 até nossos dias, por exemplo, a justificativa que mais pode estar influenciando a não realização é a da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Originalmente, o pedido foi feito em 2018, tendo em vista o orçamento de 2019. Foram pedidas 854 vagas, mas, na PLOA, foram especificadas 850 oportunidades.

Apesar de tudo isso, um concurso público de respaldo porquê esse da Embasa pode surgir de forma inesperada. Quem não acompanhou, dias detrás, o lançamento do edital do Banco do Brasil 2021, sobre o qual não havia grande expectativa de que saísse?

Por isso, é interessante que o concurseiro comece a estudar para as provas da Embasa o mais antemão verosímil. O indumento é que, dessa vez, os trâmites estão mais acelerados e a verosimilhança do concurso ocorrer é muito maior, porquê disse o governador Rui Costa.

Veja também:

 

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -