sexta-feira, junho 25, 2021

Entrevista EXCLUSIVA com o presidente do TCE SC; confira!

- Publicidade -

Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE SC) concedeu uma entrevista EXCLUSIVA ao jornalismo do Estratégia Concursos, em que, de maneira cristalina e muito sucinta, fez um balanço universal sobre as previsões das próximas contratações do órgão.

O presidente, que assumiu o posto em fevereiro de 2019, inicia falando sobre o encaminhamento do ofício à Diretoria-Universal do Cebraspe, com finalidade de retomar os trâmites necessários para a realização do novo concurso TCE SC. Novamente, reforçou sua intenção em dar curso ao torneio, desde que houvesse segurança para todos os envolvidos.

Não tinha porquê aglomerarmos os estudantes em sala de lição. Não podemos colocar em risco a integridade física dos candidatos. Ou por outra, o efeito paralelo seria a restrição de caráter competitivo, visto que muitos candidatos deixariam de fazer a prova por conta da pandemia”, conta.

Vale lembrar que a seleção foi suspensa em abril do ano pretérito (2020), em consequência da pandemia da Covid-19. Apesar do período interrompido, o concurso TCE SC está em temporada avançada, inclusive com o Cebraspe já contratado porquê organizador.

Ainda assim, Adircélio demonstrou compreensão a saudação das outras Instituições que estão realizando concursos públicos neste momento. Mas, substancia a influência de enxergar a instabilidade jurídica e a incerteza que traz aos candidatos. Em razão disso, novamente, comunica a preferência em lançar o edital exclusivamente quando o cenário estiver mais tranquilizador e a influência de novas contratações. Mas, sem previsão para realização neste ano ou no próximo.

A realização do concurso público tem porquê objetivo repor a nossa força de trabalho e também possibilitar a oxigenação do capital intelectual do Tribunal. É muito importante que o Tribunal receba novos valores, novos talentos. Isso contribui muito para a modernização da Instituição.”

Concurso TCE SC retomado

O último concurso TCE SC foi realizado em 2015, em que ofertou 52 vagas para diversas áreas. Para o próximo torneio, o presidente reafirmou o provimento de 40 vagas imediatas mais 120 em cadastro suplente para o missão de Auditor Fiscal de Controle Extrínseco nas seguintes áreas: Governo, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Recta, Ciências Econômicas e Engenharia Social.

Com fardo horária de 40h semanais, em formato hibrido – remoto, mas também presencial, os servidores tendem a ser equacionados por desempenho. Depois os aprovados tomarem posse de suas candidaturas, o Tribunal oferece um curso de formação para que os novos servidores tenham condições mínimas de realizarem suas atividades.

“A previsão lítico é de 450 vagas. Dessas, temos 280 preenchidas, logo há um espaço em termos de vagas. Com relação a isso, teríamos condições de prover as 40 vagas e, ao longo do tempo, invocar os candidatos do cadastro de suplente. É urgente, a teoria é que logo que transcorrer todos os prazos, a homologação do torneio, na sequência já faça a nomeação dos candidatos“, declara.

Transformações no TCE SC

Ainda durante a entrevista, o presidente do TCE SC, Adircélio, inclusive, deu detalhes sobre o cotidiano dentro órgão, em seguida mudanças inevitáveis por consequência do quadro pandêmico.

A veras de trabalho mudou muito em relação à pandemia. Tivemos que nos conciliar de maneira muito rápida ao trabalho remoto. Felizmente, já vínhamos adotando algumas medidas de modernização em termos de tecnologia da informação no nosso Tribunal.

Tínhamos completo de adotar ferramentas de trabalho em nuvem e também ferramentas de vídeo conferência, de forma que, quando fomos surpreendidos com a pandemia, conseguimos nos conciliar rapidamente.”

Também comentou as transformações que ocorreram entre as disposições de diretorias do órgão. “Antigamente tínhamos uma diretoria que cuidava das contas estaduais e outra para contas municipais. Nós fundimos as duas diretorias e hoje temos Diretoria de Constas de Gestão e Contas de Governo. Criamos uma diretoria de Perceptibilidade, que é a diretoria de Informações Estratégicas e que dialoga com as outras diretorias. Daí a influência, inclusive, de um profissional que tenha conhecimentos em Ciências da Computação. A atuação do Tribunal não é multidisciplinar, é transdisciplinar.”

Estimativas para provimento de outros cargos

Além do concurso público para o missão de Auditor Fiscal de Controle extrínseco, o presidente também elucidou as previsões para Auditor Mentor Substituto e Técnico em Atividades Administrativas e Controle Extrínseco. Segundo ele, a premência imediata é para o missão já disponível.

Sobre Técnico a teoria é não realizar concurso para oriente missão, até talvez colocá-lo em extinção. Com relação ao Auditor de Mentor Substituto, temos pela Lei Orgânica, 5 (cinco) vagas, dessas 5, 3 (três) estão preenchidas. A teoria é não realizar concurso para oriente missão e também não temos previsão, pois entendemos que a nossa premência imediata é para o missão de Auditor Fiscal de Controle Extrínseco. Mas isso está em uniforme avaliação.”

  • Quando sai o edital? Sem previsão para oriente ano ou o próximo. Unicamente com a melhora do quadro pandêmico;
  • Quando os candidatos serão nomeados? Imediatamente em seguida a homologação;
  • Quantas vagas serão ofertadas? 40 vagas imediatas mais 120 em cadastro suplente para o missão de Auditor Fiscal de Controle Extrínseco.

Para mais detalhes do concurso TCE SC, do qual presidente concedeu entrevista ao nosso Jornalismo, acesse o link aquém. Preparamos um cláusula completo:

Saiba mais: concurso TCE SC

Quer estudar para o Concurso TCE SC?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 Ano ou 2 Anos

Sistema de Questões

Assinatura Assinatura de 1 Ano ou 2 Anos

Concursos Abertos

mais de 15 milénio vagas

Concursos 2021

mais de 50 milénio vagas

Quer permanecer atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram aquém!

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -