quarta-feira, maio 5, 2021

Ernesto Geisel: Biografia do político e seu governo

- Publicidade -

Ernesto Geisel foi um militar, político e o 29° presidente da República do Brasil durante o período denominado ditadura militar. Denominado uma vez que governo Geisel ele governou o país entre os anos de 1974 e 1979. 

Os governos que fizeram segmento do regime militar poderão surgir em provas de vestibulares e no Enem, por isso acompanhe o cláusula e saiba mais sobre o tópico! 

Ernesto Geisel: Biografia

Ernesto Beckmann Geisel nasceu em 3 de agosto de 1907, na cidade de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, rebento de alemães. 

Desde cedo Ernesto Geisel estudou em escolas militares no Rio Grande do Sul e mais tarde no Rio de Janeiro, por isso serviu o tropa entre 1927 e 1969. 

Em sua família, além de Ernesto Geisel, outros dois irmãos seguiram curso militar. 

Aliás, no governo Castello Branco, posteriormente o golpe militar de 1964, Ernesto Geisel foi nomeado Ministro-Gerente da Moradia Militar durante os anos de 1964 e 1967. 

Demais, Ernesto Geisel também foi presidente da Petrobras entre 1969 e 1973. Ele faleceu em 1996, no Rio de Janeiro por culpa de um cancro. 

Principais características do governo Geisel

Ernesto Geisel, tornou-se o quarto presidente da Ditadura Militar no Brasil e comandou o país entre 1974 e 1979. Foi espargido pela “Risca Dura” do tropa brasílio. 

Durante o seu governo, iniciou-se o processo de redemocratização do Brasil, todavia, seu governo ficou marcado pela redução do incremento econômico. 

Aliás, no governo Geisel o milagre econômico e o Ato Inconstitucional n°5 foram extintos. 

O governo Geisel criou o segundo “Projecto Pátrio de Desenvolvimento” e contribui para construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. 

Algumas medidas do seu governo também foram a anexação da Guanabara ao Rio de Janeiro e o Estado de Mato Grosso dividido em Mato Grosso do Sul. 

Ernesto Geisel também participou da inauguração das primeiras linhas de metrô de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Geisel também buscou estreitar os laços com os chineses, assim uma vez que realizou um concordância nuclear com os alemães. 

Por término, em 1985, seis anos posteriormente deixar o missão de presidente do Brasil, Ernesto Geisel apoiou Tancredo Neves para a presidência da República. 

E logo, gostou de saber um pouco mais sobre a biografia e governo Geisel?

Não deixe de ler também – Ditadura Militar no Brasil: Resumão do que pode desabar no ENEM.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -