quinta-feira, agosto 5, 2021

Gabarito Extraoficial PC PA – Arquivologia (Escrivão)

- Publicidade -

Olá, pessoal. Tudo muito? Prof. Bruno Duarte cá.

Neste cláusula faremos uma breve correção da prova de Arquivologia aplicadas para o incumbência de Escrivão da Polícia Social do Pará. Vale ressaltar que essa correção é EXTRAOFICIAL, sendo necessário esperar o gabarito preparatório da mesa para confirmar o seu desempenho.

Vamos lá?


A mesa não foi muito amigável na segmento de Arquivologia, trazendo questões de nível razoável, mas zero do outro mundo. Se o candidato estivesse em dia nos estudos da arquivologia, sairia com 3 a 4 questões certas.

QUESTÃO 56

A teoria arquivística passa a ser considerada ciência a partir da publicação, em 1841, de uma circunvalar do Registro Vernáculo Galicismo assinada por Natalis de Wailly. Nessa circunvalar, foi anunciado o “Princípio da Proveniência que é basilar não somente da teoria da arquivística em si, mas também de todo tratamento documental que deve ser respeitado pelos arquivistas ou por aqueles responsáveis pela custódia de documentos. O que esse princípio determina?

Gabarito: D – Os documentos devem ser organizados respeitando as competências das atividades da instituição produtora de documentos e, consequentemente, não se deve misturar documentos de origens diversas.

Observação: O Princípio da Proveniência, espargido porquê de Saudação aos Fundos, orienta que não haja mistura dos arquivos de fontes geradoras diferentes, logo, não se deve misturar o registro da entidade A e B.

QUESTÃO 57

Entre os métodos de classificação de documentos arquivísticos consolidados pela arquivística, qual atende melhor as características orgânicas de Registro?

Gabarito: C – Método funcional.

Observação: O método funcional é o que se aplica e se adapta mais aos diferentes contextos, sendo maleável e capaz de receber novas classes.

QUESTÃO 58

O método de ordenamento denominado “indexação coordenada” analisa os documentos destacando os elementos identificadores para a pesquisa mediante palavras-chaves. Esse método é ideal para qual tipo de documento?

Gabrito: A – Imagéticos.

Observação: A literatura arquivística nos orienta que o método de indexação coordenada é mais adequado para documentos que possuem qualquer tipo de imagem, sendo desaconselhado para documentos textuais.

QUESTÃO 59

Os documentos de caráter permanente devem ser preservados de maneira que se garanta a sua integridade física. Nesse sentido, é necessário saber os motivos de deterioração dos documentos com o intuito de evitá-los e, consequentemente, asseverar o entrada documental para a posterioridade. Em relação às “Auréolas”, qual dano de deterioração estas provocam nos documentos?

Gabrito: B – Emergência de manchas, decorrente da penetração da umidade no papel.

Observação: As Auréolas de Umidade, porquê são conhecidas, geram manchas e surgem em decorrência da interação do papel com umidade, costumeiramente quando ele entra em contato com substância líquida, na maioria das vezes chuva.

QUESTÃO 60

A tipologia documental é o estudo que tem porquê objeto os tipos documentais, ou seja, a feição que a espécie documental assume de pacto com a função que a gerou. Qual elemento de estudo utilizado pela tipologia documental permite ampliar os dados elencados pela estudo da diplomática tradicional no intuito de identificar os tipos documentais?

Gabarito: E – Gênese documental.

Observação: A tipologia documental é uma abordagem ampla da Diplomática em caminho da gênese documental que contextualizará atribuições, competências, funções e atividade que são refletidas nos tipos documentais.


Espero que tenham ido muito! Abraços.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -