Governo do Ceará vai remunerar 50% do salário mínimo para novos trabalhadores do negócio e serviços

- Publicidade -


13 de julho de 2021 – 15:35
#Esteio aos cearenses #bate-papo #Ceará de Ponta a Ponta #negócio #desenvolvimento #tarefa #imunização #oportunidade #serviços #subvenção


Larissa Falcão – Ascom Mansão Social – Texto
Carlos Gibaja, José Wangner, Nívia Uchoa e Tiago Stille – Ascom Mansão Social – Fotos


Medida, que deve porfiar seis meses, vai gerar 20 milénio novos empregos no Ceará

Em bate-papo semanal com a população pelas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou, nesta terça-feira (13), que encaminhará para votação na Plenário Legislativa do Ceará (AL-CE) projeto de lei que permite ao Governo do Ceará subsidiar 50% do salário mínimo para empresas que contratarem novos trabalhadores. O subvenção será outorgado durante seis meses e beneficiará empresas de negócio e serviços, setores que foram muito afetados pela pandemia da Covid-19.

“Serão 20 milénio novos empregos gerados no Ceará, onde o Governo do Estado vai bancar 50% do salário desses trabalhadores. Uma forma de estimular renda, tarefa e oportunidades para os nossos irmãos cearenses. Essa tem sido uma das minhas grandes preocupações, além da pandemia e da vacinação. A vacinação é prioridade, porque são vidas salvas, mas outra é gerar tarefa e oportunidades”, garantiu Camilo Santana.

De convénio com o governador, a lei estabelece critérios para a política de subvenção, que será desenvolvida por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). “Tem que ser novos empregos, porque a gente quer gerar novos empregos. Também tem um teto de número de pessoas, vai ter toda uma regulamentação”, complementou.

Mais empregos e oportunidades

Camilo Santana destacou, ainda, outras ações executadas para o desenvolvimento econômico do Ceará. “Há um esforço muito grande nessa retomada da economia. Outra notícia boa e importante é que, comparando 2020 com 2021, no balanço do período, nós tivemos saldo positivo de lisura de novas empresas no Ceará. Para vocês terem uma teoria, nós crescemos 51% em número de empresas abertas se comparado com o ano pretérito”, disse.

Em relação ao esforço para atrair investimentos, o governador lembrou que na semana passada foram assinados memorandos com duas empresas para instalação de vegetais de hidrogênio verdejante no Multíplice Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Os projetos vão potencializar o desenvolvimento do Hub de Hidrogênio Virente do Ceará.

“A estratégia que estamos apostando no Ceará para o horizonte é o Hub de Hidrogênio Virente, que é uma novidade nascente de combustível renovável e limpo, para a gente exportar para outros continentes. Cá nós temos o privilégio de ter a nossa localização, ter vento e pujança solar. O horizonte será o hidrogênio verdejante e o Ceará sai na frente”, ressaltou.

Questionado sobre os concursos públicos, o gestor informou que o Estado já abriu quase 10 milénio vagas com os concursos da Polícia Militar, Polícia Social, Perícia Judiciario do Estado (Pefoce), Secretaria da Herdade do Ceará (Sefaz-CE) e Funsaúde. Novos concursos serão anunciados em breve, confirmou o governador.

Esteio aos cearenses

Durante a conversa virtual, Camilo Santana esclareceu que o pagamento do Auxílio Catador tem sido feito regularmente todos os meses. “Nós estamos dando esteio financeiro para esses catadores, estimulando a organização deles em cooperativas e pagando R$275 por mês. Hoje, nós temos quase 2500 catadores sendo beneficiados”.

O governador afirmou que deve anunciar, nos próximos dias, os primeiros cadastros aprovados no programa Ceará Credi.

Ceará de Ponta a Ponta

Respondendo questionamentos sobre a recuperação de estradas em diversas regiões do Estado, Camilo ressaltou que foi lançada, na última quinta-feira (8), a primeira lanço do pacote para restaurar mais de 2 milénio km de estradas estaduais. Serão mais de R$ 400 milhões de investimento, beneficiando 109 municípios. As obras já estão em curso.

Mais investimentos

Ao enviar abraços para os moradores dos bairros Jacarecanga e Moura Brasil, em Fortaleza, o gestor comentou sobre a obra da Estação das Artes, antiga Estação Ferroviária. “Em toda aquela espaço haverá um novo espaço turístico e cultural da cidade. Vai ser importante para a comunidade do Moura Brasil, para gerar tarefa e oportunidade”.

Sobre o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, o governador explicou que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) segue trabalhando para viabilizar o funcionamento do equipamento que vai atender os moradores daquela região.

Aliás, os moradores de Caucaia serão beneficiados com a ampliação do aprovisionamento de chuva e saneamento essencial na sede do município e no Cumbuco, além da geminação da estrada até a Praia da Tabuba.

Imunização contra Covid

Camilo Santana compartilhou que esteve em reunião virtual com governadores, secretários de Estado e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta terça-feira, para tratar do cronograma de envio das vacinas contra a Covid-19 aos estados por segmento do Ministério da Saúde (MS). “A meta é que a gente consiga vacinar todos os cearenses supra de 18 anos até final de agosto e início de setembro”, disse.

Na ocasião, os gestores também discutiram a ampliação dos grupos contemplados no Programa Vernáculo de Imunizações (PNI). “Fiz um apelo para o Ministério sobre a valor do PNI concordar e autorizar que a gente possa vacinar as pessoas que estão inferior de 18 anos e que tenham comorbidades. É uma prioridade que o ministro se comprometeu que o PNI já está avaliando”.

A expectativa é que novas remessas de vacinas sejam enviadas ao Ceará nos próximos dias, incluindo o primeiro lote da vacina Sputnik V.


ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -