Governo para Supervisor de Coleta e Qualidade

- Publicidade -

Olá, pessoal! Tudo muito? Traremos cá um resumo de Governo para Supervisor de Coleta e Qualidade! Trataremos dos principais tópicos para levante incumbência do concurso do IBGE.

 O incumbência de Supervisor de Coleta e Qualidade exige nível médio completo, oferecendo, ao todo, 552 vagas, distribuídas por vários estados do país. A remuneração oferecida é de R$ 3.100,00, mais benefícios. Para mais detalhes, acesse o edital de Supervisor de Coleta e Qualidade.

Não deixe de acessar, também, a página do concurso IBGE cá no Estratégia Concursos.

Importante ressaltar que já fizemos resumos para alguns dos outros cargos do concurso do IBGE. Sugerimos a leitura de tais artigos, pelo vestimenta de que o teor programático de Noções de Governo e Situações Gerenciais é o mesmo, inclusive com a mesma secretária, com exceção do incumbência de Supervisor de Pesquisas, que tem porquê secretária a IBFC. Confira inferior o teor programático:

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E SITUAÇÕES GERENCIAIS: 1 Aspectos gerais da gestão. Organizações porquê sistemas abertos. 2 Funções administrativas. Planejamento, organização, direção e controle. 3 Motivação, notícia e liderança. 4 Processo decisório e solução de problemas. 5 Noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas. 6 Eficiência e funcionamento de grupos. O tipo na organização: papéis e interações. Trabalho em equipe. Equipes de trabalho. 7 Responsabilidade, coordenação, domínio, poder e delegação. 8 Avaliação de desempenho. 9 Compromisso com a qualidade nos serviços prestados.

Sigamos com o nosso estudo de Governo para Supervisor de Coleta e Qualidade.

Gestão de competências

Seguindo com o resumo de Governo para Supervisor de Coleta e Qualidade, falaremos de gestão de competências. A teoria de gestão de competências surge no momento em que ocorre a chegada dos modelos orgânicos de estrutura organizacional, os quais demandam uma capacidade de resposta e adaptação instantâneas por segmento das organizações.

Nesse contexto, o concepção de “conhecimento” engloba os conceitos de conhecimentos, habilidades e atitudes (guarde pelo mnemônico CHA).

Detalharemos os conceitos inferior:

  • Conhecimentos – são as técnicas, informações, base teórica e metodológica que a pessoa possui para treinar o incumbência. É o “saber“.
  • Habilidades – são as formas de desempenhar tarefas na prática, colocar a teoria em prática, o “saber fazer“.
  • Atitudes – são as formas pelas quais a pessoa lida com os desafios e demandas do trabalho, sua perspectiva psicológica em realizar o trabalho, o intensidade de proatividade com que executa as tarefas. É o “querer fazer“. Importantíssimo, porquanto não adianta o colaborador ter sobranceiro conhecimento, grande habilidade, mas não ter as atitudes necessárias para colocar tudo em prática.
Governo para Supervisor de Coleta e qualidade – gestão de competências (Alvarenga, 2021)

Vejamos uma questão da secretária sobre o tema.

Cebraspe – MPU (2018)

“Julgue o item seguinte, relativo à estão de pessoas.

Os conhecimentos e as habilidades dos empregados são elementos essenciais para patentear competências, ao passo que as atitudes são fundamentais para materializar os resultados.”

Questão correta. Os conhecimentos e habilidades deixam simples quais são as competências que efetivamente o colaborador possui. Dito de outra forma, mostram aquilo que ele sabe e o que ele sabe fazer.

No caso das atitudes, estas evidenciam os resultados alcançados. Isso porque, conforme já dito, é necessário possuir a conhecimento em questão, que traduz a proatividade por segmento do colaborador em executar suas tarefas, gerando, assim, os resultando esperados.

Governo para Supervisor de Coleta e Qualidade – Notícia

Notícia organizacional é um matéria importantíssimo para as organizações, pelo vestimenta de que uma notícia eficiente e eficiente impacta diversos outros fatores na organização. Com uma notícia correta, é provável otimizar, por exemplo, a utilização dos recursos da organização.

Imagine que em determinado momento um grupo realizou um trabalho, mas levante trabalho ficou em desacordo com o que fora estabelecido pelos superiores, pelo vestimenta de que o grupo em questão não compreendeu as orientações e diretrizes sobre o trabalho a ser realizado. Assim, foram gastos recursos desnecessariamente, o que poderia ter sido evitado mediante uma notícia correta.

Nascente exemplo ilustra que a notícia é uma interação entre duas ou mais partes. Portanto, deve o emissor adotar os meios necessários para que a mensagem seja compreendida pelo destinatário.

Vejamos, a seguir, uma questão da secretária sobre o tema.

Cebraspe – EBSERH (2018)

“Julgue o item subsequente, relativo à motivação e liderança, e ao controle.

No contexto das organizações, a notícia é afetada por ruídos que podem modificar ou deturpar a mensagem transmitida de forma imprevisível e são passíveis de redução por meio da redundância.”

Questão correta. À primeira vista, a questão pode parecer estranha, pela utilização da termo “redundância”. Porém, para a notícia, a redundância é exatamente uma forma de se buscar a redução de ruídos. Nesse sentido, a redundância é utilizada porquê um “reforço” para a mensagem original, com o intuito de esclarecê-la e reduzir possíveis pontos de dúvidas que tenham permanecido na mensagem.

Para mais detalhes, acesse o nosso Guia Definitivo de Notícia organizacional para concursos.

Sigamos com o resumo de Governo para Supervisor de Coleta e Qualidade.

Governo para Supervisor de Coleta e Qualidade – Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho, com o nome sugere, é um instrumento que possibilita mensurar o desempenho funcionário, sempre tendo porquê referência as metas e resultados a serem alcançados.

A avaliação de desempenho é uma óptimo utensílio gerencial, porquanto viabiliza a tomada de decisões pelos gestores. Assim, com a correta utilização das avaliações de desempenho, espera-se que haja uma melhora na gestão de pessoas na empresa, subsidiando as políticas nesta extensão da empresa. Dê próprio atenção a levante tópico de Governo para Supervisor de Coleta e Qualidade.

Vejamos um exemplo de cobrança do tema pela secretária.

Cebraspe – STF (2013)

“Julgue os itens a seguir, relativos a noções de gestão universal e pública.

Um gerente que avalia o desempenho de seus subordinados com base no protótipo de avaliação 360 graus também deverá ser estimado pelos seus subordinados e pares.”

Questão correta. A avaliação 360º consiste em uma avaliação feita por todos aqueles com quem o empregado tem contato em seu desempenho laboral, tais porquê patrão, subordinados, clientes, colegas e, ainda, por si próprio, mediante autoavaliação. Aproveitando o tema da questão, falaremos, a seguir, sobre outros métodos de avaliação de desempenho.

O método das escolhas forçadas utiliza frases que descrevem aspectos de possíveis comportamentos dos funcionários na organização.

Seguindo, o método das escalas gráficas consiste em produzir um quadro com linhas e colunas, com os aspectos a serem avaliados nas linhas e as notas nas colunas. Já as listas de verificação são pequenos checklists que os gerentes utilizam contendo alguns fatores e o campo ao lado para uma avaliação quantitativa daquele vista. É uma simplificação do método de escalas gráficas.

Por término, o método de incidentes críticos é um método em que são colocados dois blocos lado a lado, um de aspectos extremamente positivos, e outro de aspectos extremamente negativos.

Trabalho em equipe

Trata-se de tópico importantíssimo para as provas da Cebraspe, e que deve receber próprio atenção nos estudos de Governo para Supervisor de Coleta e Qualidade. O trabalho em equipe pode ser considerado, de certa maneira, porquê uma evolução do trabalho em grupo.

Nos grupos, há uma certa marca de individualismo, com cada integrante preocupando-se em entender suas metas e resultados individuais. Já nas equipes, as metas e resultados são da equipe porquê um todo, o que favorece uma sinergia de esforços.

Na sequência, veremos um exemplo de cobrança deste matéria pela secretária.

Cebraspe – TRF 1ª Região (2017)

“A saudação do trabalho em equipe, julgue o item subsequente.

Em uma equipe, o alcance de resultados é medido pela soma do alcance das metas individuais de seus membros.”

A afirmativa está errada. Conforme visto, a propriedade descrita é dos grupos. As equipes possuem metas e resultados coletivos. Portanto, não é provável declarar que o alcance das metas individuais dos seus membros dará o resultado da equipe. Pelo contrário, os resultados são da equipe porquê um todo.

É válido trazer o que Chiavenato afirma ser o objetivo do trabalho em equipe: “obter a participação das pessoas e buscar respostas rápidas às mudanças no envolvente de negócios e que permitam atender às crescentes demandas dos clientes.”

Epílogo

Chegamos ao término do nosso resumo de Governo para Supervisor de Coleta e Qualidade. Utilize levante resumo em conjunto com o material teórico e a solução de muitas questões da secretária Cebraspe sobre os temas, a término de substanciar o teor estudado.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Referências:

Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria universal da gestão: uma visão abrangente da moderna gestão das organizações / Idalberto Chiavenato – 7. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Portanto, adquira a Assinatura Anual e tenha entrada inacabável* a todos os nossos cursos.

ADQUIRA AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Sistema de Questões

Confira os concursos com editais em desimpedido

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2021

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -