Guarda de Manaus AM: Aumento no efetivo é cobrado

- Publicidade -

O deputado estadual do Amazonas, Álvaro Campelo, cobrou um novo concurso Guarda de Manaus AM
(Guarda Municipal de Manaus). A cobrança surgiu durante um oração realizado na sessão plenária da Câmara Legislativa, na última terça-feira (08).

Concurso Manaus AM: deputado serpente edital

Durante o oração, o deputado estadual cobrou um novo edital para o concurso do estado do Amazonas
, afirmando que é preciso aumentar o efetivo de guardas na corporação.

Vale ressaltar que, atualmente, a Guarda Municipal de Manaus tem 434 servidores ativos que atuam na capital.

Não podemos esperar que outro ocorrência porquê levante, que ocorreu no último termo de semana, em que patrimônios públicos e privados foram destruídos. A Guarda Municipal faz secção da segurança pública e precisa de investimento e treinamento adequados”, defendeu o deputado.

Ou por outra, o deputado ainda aproveitou o momento para cobrar outros concursos para a Força de Segurança do Amazonas.

“Tem que ter concurso público para a Polícia Militar, a Polícia Social e o Corpo de Bombeiros, pois o efetivo está defasado há vários anos. É preciso que a atual gestão corrija essa distorção”, disse o deputado.

Vale lembrar também que esta não foi a primeira vez em que uma cobrança chegou até a Prefeitura Municipal de Manaus, através de parlamentares.

Ainda em fevereiro deste ano, o vereador Capitão Carpê Andrade solicitou a realização do concurso ao prefeito David Almeida, afirmando que há falta de segurança na cidade, assim porquê a precariedade na estrutura da GM.

“Neste termo de semana, guardas municipais foram torturados, agredidos e esfaqueados por bandidos, violência permitida porque nossa guarda não é armada”, disse o parlamentar nas redes sociais depois o oração na Câmara.

O vereador ainda afirmou que a corporação conta com muitos agentes com mais de 60 anos e que a restruturação da Guarda Municipal é uma promessa de campanha firmada por ele.

“Ou seja, nós temos uma Guarda Municipal abandonada e já com idade avançada, portanto nós precisamos reoxigenar”, finalizou.

O último concurso Guarda de Manaus foi realizado há nove anos, em 2012. Portanto é provável que um novo concurso esteja próximo.

Último concurso Guarda de Manaus AM

Publicado em 2012, o último concurso Guarda de Manaus, no Amazonas
, ofertou 293 vagas mais o cadastro de suplente.

Para se inscrever era preciso o nível médio e profundidade mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).

Já o salário era de R$ 900 na era, mais benefícios, além do vale-transporte. O número deve ser muito maior agora, devido às progressões no salário mínimo nos últimos nove anos sem um novo concurso.

A Instalação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) foi escolhida porquê organizadora do concurso, que avaliou os candidatos por meio de quatro etapas, sendo elas:

  • prova objetiva;
  • avaliação médica;
  • examinação psicológico; e
  • Teste de Orientação Física (TAF).

A prova objetiva contou com a emprego de 60 questões, de Língua Portuguesa (20), Matemática (20) e Atualidades (20). E, para ser confirmado, era preciso que o candidato obtivesse seis pontos ou mais.

Os concurseiros considerados habilitados na primeira lanço foram convocados para o TAF, que contou com:

  • Teste dinâmico de barra – quatro flexões (varão) – sem limite
  • Flexão de braços em seis apoios – 22 flexões (mulher) – 60 segundos
  • Flexão abdominal – 30 flexões (varão) e 24 flexões (mulher) – 60 segundos
  • Corrida 2.400 metros (varão) e 2 milénio metros (mulher) – 12 minutos

Vale ressaltar que os aprovados foram convocados ao longo do prazo de validade do concurso, que foi de dois anos, podendo chegar a quatro com a prorrogação.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -