quarta-feira, maio 5, 2021

‘Há uma previsão ampla de concursos DF até 2022’, diz secret…

- Publicidade -

O secretário de Economia do Província Federalista, André Clemente, ressaltou a previsão de novos concursos DF até 2022. De concordância com ele, há editais previstos em diversas áreas para reposição de cargos efetivos vagos.

“Em todas as áreas estão previstos concursos. Auditor de controle interno, dimensão da saúde, médicos e enfermeiros, diversos técnicos. Temos uma previsão ampla de concursos até 2022”, disse o secretário, em entrevista ao CB.Poder, na segunda-feira, 19.

Clemente destacou a Lei Complementar 173/2020, que restringe a contratação de servidores à reposição de vacâncias. Dessa forma, o Província Federalista só pode realizar concursos leste ano para preencher cargos que estão em desimpedido.

“Estamos em um momento de restrições, que não podemos contratar se não for em situações que a Lei prevê. Mas, temos que preparar o Estado para o pós-pandemia. Temos certeza que essa crise vai passar”, apontou o titular da pasta da Economia.

Ele completou: “Estamos nos preparando para continuar nomeando pessoas, oferecendo serviço público de qualidade e, assim, que esses concursos forem realizados e essas pessoas selecionadas, nós voltaremos a nomear servidores sim”.

Província Federalista tem previsão de novos concursos em diferentes
áreas (Foto: Divulgação)

No primórdio de março, Clemente assinou uma portaria que autoriza concursos DF para 14 carreiras. O aval, publicado no Quotidiano Solene, foi para ingresso nas seguintes áreas:

  • Suporte às Atividades Policiais Civis – PCDF
  • Assistência Pública à Saúde – SES DF
  • Atividades de Resguardo do Consumidor – Procon DF
  • Atividades de Trânsito – Detran DF
  • Auditoria de Atividades Urbanas⠀
  • Cirurgião dentista – SES DF
  • Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária⠀
  • Enfermeiro⠀- SES DF
  • Gestão de Resíduos Sólidos – SLU
  • Médico – SES DF
  • Planejamento Urbano e infraestrutura⠀
  • Auditoria de Controle Interno – CGDF
  • Assistência à Ensino – SEDF
  • Magistério – SEDF

Governador do DF destaca relevância dos concursos

O governador do Província Federalista, Ibaneis Rocha, ressaltou a premência de novos concursos e comentou a relevância para o cenário atual. De concordância com ele, a meta é repor equipes, tendo em vista as vacâncias.

A informação foi passada pelo próprio governador em publicação no  seu perfil solene do Twitter  .

“Temos que tomar essa decisão levando em consideração o orçamento e a premência de reposição de equipes. Ao contrário dos que me antecederam, que politizaram a realização de concursos, a responsabilidade fiscal é, para mim, muito importante!”

O governador do DF também informou que os cronogramas de cada concurso, além das vagas que serão oferecidas, serão divulgados posteriormente. Porém, não deu mais detalhes de quando isso deverá sobrevir.

Ao que tudo indica, esses dados adicionais serão de responsabilidade de cada órgão. A rombo dos concursos, no entanto, ainda depende de revelação favorável das áreas técnicas de pessoal, orçamento e finanças, subordinas às Secretarias Executivas da Secretaria de Economia.

Os provimentos dos cargos autorizados estarão condicionados à:

  • existência de vagas no incumbência no qual se dará o provimento;
  • ocorrência de vacâncias que justifiquem suas correspondentes reposições, até o término do período de restrição imposto pelo art. 8º da Lei Complementar nº 173/2020; e
  • adequação orçamentária e financeira da novidade despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A Secretaria de Economia ainda esclarece que o quantitativo de vagas imediatas e previsão de cadastro de suplente serão os previstos nos processos indicados, de concordância com todos os termos da portaria.

Intensifique sua preparação para os concursos DF

Com o proclamação de novos concursos para o Província Federalista, os interessados devem iniciar os estudos para as provas. Uma vez que a preparação antecipada aumenta as chances de aprovação no incumbência público.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -