Ibaneis confirma novo lockdown e concurs…

- Publicidade -

Um novo lockdown no Região Federalista foi confirmado oficialmente pelo governador Ibaneis Rocha. A medida é novamente em função dos aumentos de casos da Covid-19 e, com isso, a realização das provas dos concursos PC DF podem ser afetadas.

O proclamação de Ibaneis foi oficializado na última quinta-feira, 25, e confirmado nesta sexta-feira, 26, pela Sucursal Brasil.

Ibaneis justifica que não queria ter tomado essa decisão, mas não viu  outra opção a não ser tomar medidas mais fortes. O governador destacou, ainda, que a taxa de ocupação dos leitos já chegou em 92%.

O novo lockdown será aplicado das 20h às 05h. Segundo a Sucursal Brasil , ainda não há detalhes sobre a data de vigência das restrições, muito porquê o prazo e as medidas cautelares ou proibições.

Mas, já se sabe que a decisão foi fundamentada em uma recomendação técnica da Secretaria de Saúde do DF. A Sucursal Brasil também garante que o Região Federalista ainda não identificou casos de infecção por variantes do novo coronavírus.

(Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)
Concursos do DF podem ser afetados com novo lockdown
(Foto: Marcelo Parelha Jr/Sucursal Brasil)

Provas do concurso PC DF podem ser afetadas pelo lockdown

Possivelmente, o novo lockdown anunciado pelo Governo do DF deve impactar diversos concursos públicos. Isso porque, ao jornal Metrópoles, Ibaneis pontuou que irá “fechar tudo, exceto serviços essenciais”. 

Além disos, certamente haverá a proibição de grandes eventos durante esse períodos. Entre eles, a realização de provas de concursos públicos.

E, caso nascente lockdown permaneça por longo tempo, é verosímil que afete a realização das provas dos concursos PC DF, retomado e confirmadas para o mês de abril, em dois dias seguidos. 

No dia 1º de fevereiro, a Polícia Social do DF anunciou a retomada de seus editais e a remarcação das provas escritas, sendo elas nas seguintes datas:

  • 10 de abril – escrivão de polícia;
  • 11 de abril – agente de polícia.

Os exames serão realizados em um mesmo final de semana, em datas seguidas. O concurso é organizado pelo Cebraspe. O transmitido publicado no Quotidiano Solene indica que as provas objetiva e discursiva terão quatro horas e meia de duração, com a divulgação das consultas aos locais de prova a partir do dia 1º de abril.

A Polícia Social do DF e o Cebraspe até o momento não se manifestaram sobre a decisão do governador e uma verosímil novidade reviravolta nessa romance que envolve a emprego das provas.

Lockdown também pode atrasar retomadas de editais

Além de não permitir a emprego das provas do concurso PC DF, o novo lockdown ainda poderá afetar a retomada dos concursos DF. O governo anunciou reunião com as bancas e poderia viabilizar nascente processo tão logo os órgãos fossem contatados.

Em resposta à reportagem da Folha Dirigida, o Governo do Região Federalista informou que seriam realizadas reuniões com as bancas organizadoras esta semana.

“O Governo do Região Federalista informa que iniciará, na próxima semana, uma rodada de reuniões com as bancas organizadoras dos concursos suspensos para discutir a possibilidade de retomada dos processos”, disse.

 

Ainda não se sabe se o encontro com as instituições, de veste, aconteceu. Mas, a intenção do governo seria viabilizar os seguintes concursos ainda paralisados, sendo eles:

O Governo do DF, no entanto, ressaltou que a realização de reuniões com as bancas organizadoras não garante a retomada dos concursos, tampouco possíveis datas de realização de suas provas.

enlightenedA Secretaria de Economia lembra que a Lei Complementar nº 173/2020 e a Lei Distrital nº 6.662/2020 suspenderam os prazos de validade dos concursos públicos homologados e vigentes no contexto da Gestão Pública Direta e Indireta do Região Federalista, durante a vigência do Estado de Calamidade Pública, voltando a relatar no primeiro dia útil posteriormente 31 de dezembro de 2021. Assim, tais concursos terão sua validade estendida, possibilitando a utilização dos bancos de aprovados para suprir eventuais carências que venham a ocorrer posteriormente 31/12/2021.

O governo ainda falou sobre novos concursos, que poderão ser realizados posteriormente o termo deste prazo que veda contratação de novos servidores. De consonância com o GDF:

“Sobre os novos concursos públicos para recomposição dos quadros de pessoal dos órgãos do GDF, a serem realizados posteriormente o termo da vedação de contratação de novos servidores, serão realizados caso não haja banco de aprovados e premência da Gestão Pública, sempre em observâncias às restrições impostas pela Lei Complementar nº 173/2020.”

Estude para concursos com a Folha Cursos

Você quer estugar os seus estudos? Chegou a hora de conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por função

Por curso

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos. 

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -