segunda-feira, maio 17, 2021

Instrução mobiliza escolas para participarem da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

- Publicidade -

Mobilizar e incentivar escolas, professores e alunos a participarem da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP) foram os principais objetivos da live transmitida nesta terça-feira, 20, pelo ducto da Secretaria de Estado da Instrução, Juventude e Esportes, no YouTube – TvSeduc Tocantins.

A Olimpíada reconhece o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil. O concurso, em sua 7ª edição, tem uma vez que temaLugar onde vivo, temática que será abordada nas formações e produções textuais durante toda a competição. As inscrições e as adesões seguem abertas até 30 de abril.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, ressaltou a prestígio da olimpíada para toda a comunidade escolar. “Sabemos que, com a pandemia, o duelo é maior, mas muitas vezes é através de um duelo que encontramos a oportunidade de aprender e crescer mais, não só profissionalmente, uma vez que ser humano. Por isso, eu os chamo para compormos uma grande rede de mobilização em todo o Estado para que, assim uma vez que em 2019, 100% de nossas escolas estaduais possam desenvolver e patentear suas habilidades através da Olimpíada”.

A OLP é um programa do Ministério da Instrução e da Instauração Itaú Social, sob a coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que oferece formação para educadores, por meio de cursos, produções textuais e da participação no portal Escrevendo o Horizonte.

Para a representante do Cenpec, Patrícia Calheta, a OLP e suas reformulações, devido à pandemia, refletem a prática reinventada do ensino. “A Olimpíada é mais um importante incentivo na direção da prática educacional na procura de possibilidades de ensino integradoras e inovadoras”.

Durante a live de mobilização, a docente e formadora da Universidade Federalista do Tocantins (UFT), Ângela Francine Fuza, apresentou o quadro universal do programa e as principais condições do concurso 2021, além de ressaltar o papel da olimpíada. “Não é unicamente um concurso, é um programa de formação que contribui para a melhoria da escrita de todos, professores e alunos, sendo assim uma proposta de esteio pedagógico”. 

De tratado com informações do site Escrevendo o Horizonte, dos 139 municípios tocantinenses, 92 já se inscreveram. Mais detalhes sobre as inscrições, que podem ser feitas até o dia 30 de abril, estão no site www.escrevendoofuturo.org.br/concurso. No portal, também estão o regulamento e o calendário das etapas e atividades, além das premiações do concurso.

Também participaram da live a dirigente Municipal de Lajeado e representante da Undime-TO, Luiza Rodrigues de Souza; e a técnica da UTE de Programas e Projetos da Seduc, Janaína Tomasi Dal Molin.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Mobilização procura incentivar escolas a participarem da OLP – Seduc/Governo do Tocantins – Foto: Seduc/Governo do Tocantins
As inscrições e as adesões seguem abertas até 30 de abril - Seduc/Governo do Tocantins
As inscrições e as adesões seguem abertas até 30 de abril – Seduc/Governo do Tocantins – Foto: Seduc/Governo do Tocantins

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -