terça-feira, abril 20, 2021

Mineração Brasileira: aquilo que você precisa saber para o ENEM

- Publicidade -

Mineração Brasileira: você precisa dominar esse tópico!

O que você sabe sobre mineração brasileira?

Esse tópico é de extrema valimento para o ENEM, pois é cobrado em uma série de questões, porquê nas de geografia, história ou atualidades.

Dessa maneira, o item de hoje trouxe um resumo para que você possa dominar as principais características desse tópico.

Mineração Brasileira: definição e antecedentes históricos

A mineração é uma das atividades responsáveis pelo modo de sociedade que hoje conhecemos. Isso porque, tal prática provém diversos recursos e materiais que utilizamos. Trata-se de uma atividade econômica baseada na pesquisa, exploração e extração de minérios que se encontram no subsolo.  

Nas primeiras décadas do século XVIII, a mineração começou a se tornar um negócio rentável no Brasil, tendo origem nas expedições armadas da Capitania de São Paulo rumo ao sertão, a termo de destruir os quilombos, encarcerar índios e encontrar pedras ou metais preciosos.  

Durante uma destas expedições, especificamente no ano de 1696, foram descobertas jazidas de ouro, no Vale do Ouro Preto, em Minas Gerais, onde teve início a ocupação.

Consequentemente, outras regiões deste Estado também foram exploradas, e logo posteriormente, expandiu – se para Goiás e Mato Grosso. Estima-se que muro de 30 a 50 milénio pessoas foram a Minas em procura de enriquecimento.  

O Brasil é uma das maiores potências neste quesito, são exploradas muro de 70 substâncias minerais. Atualmente há 3359 minas de exploração, destas, 159 são de grande porte.  

Mineração Brasileira: Impactos ambientais

Além de todo contexto histórico, a mineração brasileira trouxe alguns impactos ambientais que são diferentes conforme cada tipo de minério.  

As extrações de ferro são feitas em locais que têm barragem. Porém, elas podem ser rompidas, causando a poluição das águas superficiais.  

A extração de ouro pode ter um grande impacto caso haja utilização inadequada de mercúrio no momento de concentração do ouro.

O carvão, por sua vez,  quando explorado, pode ocasionar contaminação de recursos hídricos, tanto de águas subterrâneas quando das superficiais.  

Para que não saia do controle a exploração e ocasione um impacto maior, existem órgãos que fiscalizam a atividade, verificando se ela está em consonância com a legislação.

Esses órgãos são, por exemplo, o Ministério do Meio Envolvente, Serviço Geológico do Brasil, e, Instituto Brasílio de Meio Envolvente Recursos Naturais Renováveis.  

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -