MS tem previsão de oito concursos com salários altos até 2022 · Jornal Midiamax

- Publicidade -

Concurseiros de plantão devem permanecer preparados já que MS tem previsão de oito concursos para sobrevir até 2022. Alguns já foram autorizados e outros podem ter os editais publicados em breve.

Concursos do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul), da Sanesul (Empresa de Saneamento de MS), da PGE-MS (Procuradoria Universal do Estado), das Polícia Social e Federalista, do INSS (Instituto Pátrio do Seguro Social), do IBGE (Instituto Brasiliano de Geografia e Estatística) e do Tesouro Pátrio estão para sobrevir. 

Sanesul

A empresa de saneamento já escolheu a mesa organizadora e definiu as fases classificatórias. O Instituto AOCP será responsável por todas as etapas do concurso.

O concurso já foi autorizado e, de convénio com publicação do dia 6 de agosto de 2020, no DOE-MS (Quotidiano do Estado de MS), a mesa organizadora contratada foi o Instituto AOCP.

PGE-MS

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) autorizou a realização do concurso PGE-MS para contratar Procuradores. De convénio com informações iniciais, a procuradoria possui 32 cargos vagos para Procurador. 

A previsão é de que o edital do concurso tenha somente vagas de cadastro suplente, mas o número de nomeados deverá permanecer entre 10 e 15.

TRE-MS

Ainda não foi anunciada a ainda a realização de novas seleções, mas segundo uma Portaria do TSE (n.º 33 de janeiro de 2020), existem nove vagas a serem providas no órgão.

As vagas seriam distribuídas entre os cargos de Técnico Judiciário (7) e Crítico Judiciário (2). Porém, o próprio órgão informa oficialmente que “não há previsão de realização de novo concurso público para provimento de cargos efetivos”.

Polícia Social

Foi autorizado o provimento de 30 vagas para o missão de Solicitador da Polícia Social de MS. Com isso, o concurso PC-MS pode ter 280 oportunidades.

Anteriormente, o governo já tinha anunciado a distribuição de 250 vagas nas categorias de: Perito Papiloscopista (38 vagas), Agente de Polícia Científica (100 vagas) e Perito Solene Judiciario (112 vagas). Esta última, cuja oferta é de 112 vagas, está subdividida em duas funções: Perito Criminal (67 vagas) e Perito Médico-Legista (45 vagas).

Polícia Federalista

Além das 1,5 milénio vagas ofertadas pelo concurso PF 2021, outras 557 vagas podem ser abertas para a dimensão administrativa do órgão. Em 2020, a PF já havia solicitado 508 oportunidades que não chegaram a ser autorizadas pelo Ministério da Economia.

Agora, a corporação renovou o pedido com um número maior e a expectativa é de lançar o edital no segundo semestre de 2021, caso seja liberado pela pasta da Economia.

INSS

O INSS solicitou um novo concurso com 7.575 vagas, usando porquê justificativa a redução no quadro de servidores que está prejudicando os atendimentos. Até o momento, o Ministério da Economia ainda não respondeu ao pedido.

A expectativa é de o edital de introdução seja oficializado em seguida a Reforma Administrativa. No dia 1º de junho de 2021, a assessoria nos informou que existe uma projeção prévio para o concurso INSS. Inclusive,o órgão comunicou que o novo edital poderá trespassar a partir de 2022.

IBGE

O concurso do IBGE para o Recenseamento Demográfico encontra-se suspenso. De convénio com decisão do STF (Supremo Tribunal Federalista), o governo federalista tem a obrigatoriedade da realização tanto do concurso quanto do Recenseamento até 2022.

Segundo os editais liberados em 2021, foram ofertadas 204.307 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador para atuação no levantamento de dados.

Os dois editais chegaram a penetrar inscrições, mas foram suspensos depois que o Orçamento 2021 foi revalidado com um galanteio de mais de 95% dos recursos voltados para o levantamento de dados do IBGE.

Tesouro Pátrio

A expectativa é de que uma seleção ocorra nos próximos meses, uma vez que a Secretaria do Tesouro Pátrio confirmou uma novidade solicitação de concurso com 120 vagas de nível superior. O pedido para realização do concurso Tesouro Pátrio ainda aguarda autorização.

A realização de um concurso público no órgão é esperado, principalmente pelo roupa de ter um grande número de cargos vagos no Tesouro. Em 2019, a informação era de que havia um déficit de 639 vagas para Crítico e 893 vagas para Técnicos.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -