segunda-feira, maio 17, 2021

novidade portaria aumenta número de vagas no Am…

- Publicidade -

A expectativa pelo novo concurso Ebserh é grande e nesta quarta-feira, 23, mais uma movimentação foi feita. Foi publicada no Quotidiano Solene da União uma novidade portaria que fixa o quantitativo de pessoal do Hospital Universitário do Amapá, inaugurado leste ano. 

Em abril já havia sido editada portaria estabelecendo um limite de 1.260 cargos. Mas a novidade versão do documento divulgada às vésperas do Natal expande a elaboração do HU-Unifap para 1.829 vagas

E secção delas será preenchida por meio do novo edital, previsto para transpor em 2021. O número também engloba funcionários temporários, cedidos, funções comissionadas etc.

O Hospital da Universidade Federalista do Amapá, inaugurado leste ano, já funciona. A unidade começou a receber pacientes acometidos pela Covid-19 em junho, o que foi provável posteriormente assinatura de um Termo de Cessão de Uso pelo reitor, Prof. Dr. Júlio Sá, e o governador do estado do Amapá, Waldez Góes.

Mas os funcionários que atuam lá, assim porquê equipamentos e insumos para o início do funcionamento, foram articulados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, junto ao Governo Federalista.

Os profissionais de saúde que estão no HU Unifap, porquê médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos, são 261. Com a equipe de espeque, formada por profissionais de limpeza, segurança e espeque administrativo somam-se, aproximadamente, 400.

Concurso Ebserh deverá ter vagas de níveis médio e superior

Assim porquê os demais hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o HU-Unifap deverá ter suas vagas divididas em três áreas: Médica, Assistencial e Administrativa.

Na primeira estão os médicos de diferentes especialidades, porquê Clínica Médica, Infectologia, Medicina do Trabalho, Oftalmologia, Pediatria, Pneumologia, entre outras. 

Na superfície Assistencial há cargos de nível técnico, porquê técnico de Enfermagem, técnico em Radiologia, técnico em Saúde Bucal e outros. Além de cargos de nível superior porquê assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo etc.

Já na superfície Administrativa estão as funções de espeque administrativo da Ebserh. Há destaque para o missão de nível médio, assistente administrativo, mas há outros porquê técnicos em Contabilidade e em Segurança do Trabalho, engenheiros, arquiteto etc.

Mas, ainda não foram confirmados os cargos e o número de vagas do próximo edital.Os selecionados para trabalharem no hospital serão contratados pelo regime celetista. Os empregados possuem vários benefícios, porquê:

  • auxílio-alimentação (R$527,10 segundo dados de 2018);
  • auxílio pré-escolar para quem tem dependentes de até seis anos;
  • auxílio pessoa com deficiência, para quem tem dependentes com necessidades especiais;
  • assistência médica e odontológica.
Concurso Ebserh Amapá
Concurso Ebserh Amapá tem preparativos adiantados
(Foto: Ascom/ UNIFAP)

Concurso Ebserh depende de PL que tramita na Câmara

Por desculpa da   Lei Complementar nº 173/ 2020  , que proibiu contratações no serviço público durante o período de calamidade, o concurso Ebserh está com sua publicação barrada. Mas agora um novo texto que tramita no Legislativo poderá furar as portas para a seleção. 

É o Projeto de Lei Complementar (PLC) 266/2020, que permite a contratação de funcionários pela estatal e outras universidades federais durante a pandemia. No último dia 16 de dezembro ele foi legalizado pelo Senado e agora vai tramitar na Câmara dos Deputados. Se legalizado, o concurso Ebserh poderá transpor. 

O relator da material, Dario Berger (MDB-SC), explicou que as contratações são necessárias para fazer satisfazer o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) e prometer atendimento nos hospitais universitários, administrados pela estatal, que é vinculada ao Ministério da Instrução. 

“O Ministério da Instrução tem sido, na prática, impedido de realizar as contratações e substituições necessárias ao pleno funcionamento dos hospitais universitários.”

Mas vale lembrar que o novo edital da Ebserh está com preparativos praticamente prontos. Isso foi confirmado pelo próprio diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Barbosa, em entrevista à Folha Dirigida. Mal a empresa tiver o caminho livre, poderá dar curso à exórdio das inscrições. 

Últimos concursos Ebserh tiveram duas etapas de avaliação

Os últimos concursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foram abertos em 2019 e contemplaram mais de 2,6 milénio vagas em mais de 40 unidades em todo o Brasil. 

Para o hospital da Uberlândia, em Minas Gerais, a carteira foi a Instauração Vunesp. Já a seleção das outras unidades foi gerida pelo IBFC.

Em ambos os casos a avaliação dos candidatos foi dividida em duas etapas: prova objetiva, de caráter supressivo e classificatório; e estudo de títulos e experiência profissional, classificatória.

O inspecção de múltipla escolha compreendeu 50 questões para cargos de nível médio e 60 para os de nível superior. As disciplinas abrangeram:

  • Português
  • Raciocínio Lógico (exceto para médicos)
  • Noções de Informática (unicamente para a superfície administrativa)
  • Legislação do SUS
  • Legislação da Ebserh
  • Conhecimentos Específicos

A prova foi avaliada na graduação de 0 a 100 pontos. Para ser considerado habilitado o candidato precisava depreender, pelo menos, 50. Os classificados foram submetidos à estudo de títulos e de experiência profissional.

Horizonte servidor, confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o seu concurso!

✔ Smart Planner
✔ Folha Questões
✔ Por Dentro da Prova
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -