quinta-feira, maio 6, 2021

O Quadrilátero Ferrífero: resumo para o ENEM

- Publicidade -

Quadrilátero Ferrífero: um resumo

O Quadrilátero Ferrífero é uma região rica em minérios que se localiza no estado de Minas Gerais, Brasil.

O matéria é extremamente cobrado pelas provas de vestibulares e pela prova do ENEM. Dessa maneira, é fundamental que você domine as principais características desse tópico e também a sua valimento para o país.

Quadrilátero Ferrífero: Definição 

O Quadrilátero Ferrífero é uma região produtora de minério no sudeste do país, mais especificamente, no estado de Minas Gerais.

Quadrilátero Ferrífero: Antecedentes Históricos

A região do quadrilátero passou a receber grande destaque no século XVIII, quando jazidas de ouro foram encontradas no sítio, dando início ao ciclo do ouro da economia brasileira. Essa invenção levou ao surgimento de uma série de polos de extração de minerais: os mais explorados se localizavam na cidade de Mariana, onde houve o acidente, e na cidade de Ouro Preto.

Segundo documentos da era, se extraía, por ano, aproximadamente 55 milhões de toneladas de minério de ferro. Outros minerais, porquê o ouro e o diamante, também eram extraídos dia região, sendo aproveitados pela Diadema Portuguesa, uma vez que o Brasil ainda se encontrava na requisito de colônia.

Quadrilátero Ferrífero: Características

O Quadrilátero Ferrífero possui uma extensão de murado de 7 milénio quilômetros quadrados, sendo a dimensão com a maior concentração urbana do estado de Minas Gerais. A região é de extrema valimento para a economia do estado e de todo o país, principalmente porque o setor industrial brasiliano depende muito de sua atividade.

Os minerais extraídos do quadrilátero são responsáveis por 60% da produção do país. Podemos referir entre os principais minérios extraídos o manganês, o ouro e o ferro. É válido evidenciar também que o transporte desses minérios é realizado via ferrovias até o porto Tubarão, que fica na capital do Espírito Santo (Vitória).

Quadrilátero Ferrífero: Meio Envolvente

O meio envolvente da região é outro destaque, uma vez que é uma dimensão de proteção ambiental, possuindo as cabeceiras de duas grandes bacias: a do rio das Velhas e a do rio Rebuçado. Na região vivem um grande número de animais e de vegetais, de uma volubilidade imensa. Porém, essa natureza tão rica sofre com a grande atividade de extração de minérios, que trouxe alguns problemas porquê a perda de biodiversidade, a poluição do solo, a poluição de lençóis freáticos e os acidentes que envolvem as barragens, porquê aquele de Mariana e o de Brumadinho.

Em função de todas esses problemas que ocorrem desde a sua invenção até os dias de hoje, ocorrências, a região é fiscalizada por órgãos ambientais que são responsáveis por minimizar os danos.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -