quarta-feira, maio 5, 2021

órgão inicia preparativos de edital para pro…

- Publicidade -

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro deu início aos preparativos do novo concurso MP RJ para promotor de justiça. Na sessão da próxima quinta-feira, 29, o Juízo Superior do órgão definirá a minuta do regulamento do processo seletivo.

A tarifa do sessão foi disponibilizada no Quotidiano Solene do MP de 23 de abril. Oriente é o primeiro passo para realização do concurso. Em seguida, o Ministério Público deverá definir o cronograma, com as datas de publicação do edital, recebimento de inscrições e emprego das provas.

O MP do Rio de Janeiro dispõe de 37 cargos vagos de promotor de justiça. Desse totalidade, três são para promotor de justiça substituto, classe de ingresso por meio do concurso.

A tendência é que o novo edital possa suprir tal déficit, além das vacâncias que ocorrerem durante o prazo de validade da seleção. A curso de promotor exige Bacharelado em Recta e experiência jurídica de, pelo menos, três anos.

Conforme dados do Ministério Público, os promotores de justiça substitutos têm remunerações iniciais de R$32.004,64. A contratação ocorre pelo regime estatutário, que garante a firmeza empregatícia aos servidores.

Ministério Público do Rio de Janeiro inicia preparativos de novo
concurso para promotores (Foto: Divulgação)

A estrutura de provas do novo concurso MP RJ será confirmada quando o regulamento for publicado. Porém, a expectativa é que siga o protótipo da última seleção para ingresso de promotores, realizada em 2018.  

Os candidatos passaram pelas seguintes etapas: letreiro preparatório, provas discursivas eliminatórias (cinco exames), avaliação decisiva, letreiro definitiva, comprovação do tirocínio da atividade jurídica, escrutínio de títulos e revista de predisposição física e mental.

Na idade, a secretária foi a Instalação Getulio Vargas (FGV). Ainda não há informações sobre a contratação da organizadora do próximo concurso.

Folha Dirigida está em contato com a Assessoria de Prelo do MP para verificar a previsão de edital, vagas e das provas.

Comece seus estudos para o concurso MP RJ 2021

Com o início dos trâmites para o novo concurso, os interessados em ingressarem no Ministério Público do Rio de Janeiro devem encetar os estudos. Isso porque a preparação antecipada aumenta as chances de aprovação no função público.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Resumo concurso MP RJ 2021

  • Órgão: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
  • Missão: promotor de justiça substituto
  • Vagas: a definir
  • Requisitos: Bacharelado em Recta e experiência jurídica de, pelo menos, três anos
  • Salários: R$32.004,64

Concurso MP RJ: veja uma vez que foram as últimas provas

Em 2018, a seleção teve oferta de 32 vagas imediatas para promotor de justiça substituto. 

A primeira lanço do concurso MP RJ para o função, em seguida a letreiro preparatório, foi a prova eliminatória. Foram cinco no totalidade.

Os temas de cada foram: Recta Penal, Recta Processual Penal, Recta Eleitoral, Recta Social, Recta Processual Social, Recta Empresarial, Recta Constitucional, Recta Administrativo, Recta Tributário, Recta da Puerícia e da Juventude, Tutela Coletiva e Princípios Institucionais do Ministério Público.

O concorrente teve seis horas para responder as 20 questões discursivas. Foi validado quem obteve, ao menos, 50 pontos.

Os habilitados foram convocados para a tempo de provas especializadas. Nesta tempo, foram quatro avaliações. A primeira foi sobre Recta Penal (peso quatro), Recta Processual Penal (peso quatro) e Recta Eleitoral (peso dois). 

A segunda prova teve questões de Recta Social (peso quatro), Recta Processual Social (peso quatro) e Recta Empresarial (peso dois). A terceira foi composta pelas disciplinas de Recta Constitucional (peso quatro), Recta Administrativo (peso quatro) e Recta Tributário (peso dois).

A quarta e última prova teve questões de Recta da Puerícia e da Juventude (peso três), Tutela Coletiva (peso três) e Princípios Institucionais do Ministério Público (peso três). Foi validado quem conseguiu, peno mínimo, 50 pontos.

Na lanço de prova vocal, o MP-RJ exigiu uma arguição, na qual o participante só pôde consultar o material fornecido pelo examinador. Também foi validado quem conseguiu 50 pontos. Os aprovados realizaram ainda uma redação, de 30 linhas, escrutínio de títulos e prova física.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -