quarta-feira, abril 14, 2021

Percentagem formada para 1.200 vagas!

- Publicidade -

O Concurso da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (concurso SESAU AL) está autorizado e com percentagem formada!

E a notícia mais recente é de que foi publicado em Quotidiano Solene o parecer favorável da PGE à contratação do Cebraspe para organização do concurso. 

Estão previstas 1.200 vagas e a expectativa é de que o edital seja publicado até o mês de julho.

Segundo o governador do estado, Renan Rebento, as oportunidades serão para todas as categorias, incluindo os cargos de Assistente Social e Terapeuta Ocupacional.

A Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas é responsável pela gestão dos seguintes hospitais:

  • Hospital Universal do Estado – HGE
  • Hospital Ib Gatto Falcão
  • Unidade de Emergência do Bravio
  • Unidade Mista Arnon de Melo
  • Unidade Mista Dra. Quitéria Bezerra de Melo
  • Unidade Mista Dr. Antenor Serpa

A última seleção foi realizada no ano de 2002 e ofertou 387 vagas para os cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior.

 

Principais informações sobre o concurso SESAU Alagoas

 

Últimos movimentos

Em fevereiro de 2021, foi publicada no Quotidiano Solene a lista com os nomes dos integrantes da  percentagem organizadora do concurso SESAU Alagoas. São eles:

  • Sérgio de Figueiredo Silveira – (Seplag)
  • Luís Fernando Demartine Souza – Procuradoria Universal do Estado (PGE);
  • Eliaquim Ferreira dos Santos – Secretaria de Planejamento (Seplag);
  • Ana Carolina Lira – Secretaria de Saúde (Sesau);
  • Leuzi Anne Requião Cavalcanti Albuquerque (Seplag);
  • Érika Falcão de Lucena – Secretaria de Instrução (Seduc);
  • Maria Fernanda Tavares Bezerra (Seplag);
  • Robson José da Silva (Sesau); e
  • André Luiz Ávila Cabral (Sesau).

 

Quantas são as vagas?

As 1.200 vagas  do concurso SESAU Alagoas serão distribuídas da seguinte maneira:

Nível Médio/Técnico

  • Técnico de Enfermagem;
  • Técnico de Enfermagem Socorrista;
  • Técnico de Laboratório;
  • Técnico de Radiologia.

 

Nível Superior

  • Assistente Social;
  • Biomédico;
  • Bioquímico;
  • Enfermeiro;
  • Enfermeiro Socorrista;
  • Farmacêutico;
  • Fisioterapeuta;
  • Fonoaudiólogo;
  • Nutricionista;
  • Psicólogo;
  • Médico (diversas especialidades).

 

Quais as atribuições?

Confira as atribuições de algumas carreiras que devem ser contempladas no próximo concurso SESAU Alagoas.

 

Técnico de Enfermagem

Realizar atividades pertinentes a sua responsabilidade profissional; Desenvolver ações no contexto da promoção, proteção, prevenção, recuperação e ensino em saúde; Desenvolver ações nos espaços da unidade de saúde e na comunidade carcerária; Desenvolver ações com a comunidade carcerária para identificação das áreas de risco; Preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos; Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação; Executar tratamentos especificamente prescritos, ou de rotina, além de outras atividades, tais porquê: ministrar medicamentos por via verbal e parenteral, fazer curativos e realizar verificação de sinais vitais; Contribuir, quando solicitado, com o trabalho de ensino em saúde nas visitas dos familiares das pessoas privadas de liberdade; seguir as consultas de enfermagem dos indivíduos expostos às situações de risco, visando prometer uma melhor monitoria de suas condições de saúde; Executar ações de vigilância sanitária e epidemiológica na s áreas de atenção à rapaz, à mulher, ao adulto, ao varão, ao idoso, muito porquê no controle de agravos porquê tuberculose, hanseníase, doenças crônico degenerativas e infectocontagiosas; Atualização e manutenção do sistema de informação da atenção básica – e-SUS (e-SUS AB); Outras atividades inerentes à função.

 

Assistente social

Planejar, executar, seguir, julgar e controlar as atividades técnicas referentes à Assistência Social, no contexto da saúde da população, na implementação de programas e de outras ações de interesse da extensão de atuação.

 

Enfermeiro

Realizar consulta de Enfermagem; gerenciar o serviço da unidade de enfermagem: planejar, organizar, coordenar, executar e julgar o processo e os serviços de assistência de enfermagem; planejar, organizar, coordenar e julgar as atividades técnicas e auxiliares de enfermagem nas unidades assistenciais; elaborar, executar e participar dos eventos de capacitação da equipe de enfermagem; implementar ações para a promoção da saúde; participar da elaboração e realização de planos assistenciais de saúde do idoso, do adulto, do juvenil, da mulher e da rapaz nos âmbitos hospitalar e ambulatorial; prestar assistência direta aos pacientes de maior dificuldade técnica, graves com risco de morte e/ou que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas; participar e atuar nos programas de prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar; realizar e participar da prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causadas aos pacientes durante a assistência de enfermagem; participar de projetos de construção ou reforma de unidades assistenciais; realizar demais atividades inerentes ao missão.

 

Farmacêutico

Realizar tarefas específicas de desenvolvimento, produção, dispensação, controle, armazenamento, distribuição e transporte de produtos da extensão farmacêutica tais porquê medicamentos, mantimentos especiais, cosméticos, imunobiológicos, domissanitários e insumos correlatos; realizar análises clínicas, toxicológicas, fisioquímicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas; participar da elaboração, coordenação e implementação de políticas de medicamentos; orientar sobre uso de produtos e prestar serviços farmacêuticos; realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais; realizar preparação, produção, controle e garantia de qualidade, fracionamento, armazenamento, distribuição e dispensação de radiofármacos; realizar demais atividades inerentes ao missão.

 

Fisioterapeuta

Utilizar técnicas fisioterapêuticas para prevenção, readaptação e recuperação de pacientes. Atender e julgar as condições funcionais de pacientes e clientes utilizando protocolos e procedimentos específicos da fisioterapia e suas especialidades. Atuar na extensão de ensino em saúde através de palestras, distribuição de materiais educativos e orientações para melhor qualidade de vida. Desenvolver e implementar programas de prevenção em saúde universal e do trabalho. Gerenciar serviços de saúde orientando e supervisionando recursos humanos. Treinar atividades técnicocientíficas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

 

Nutricionista

Prestar assistência nutricional a indivíduos e coletividades (sadios e enfermos); planejar, organizar, gerir e julgar unidades de sustento e nutrição; efetuar controle higiênicosanitário; participar de programas de ensino nutricional; estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de mantimentos e ministrar cursos. Atuar em conformidade ao manual de boas práticas.

 

Psicólogo

Planejar, executar, seguir, julgar e controlar as atividades relacionadas à psicologia aplicada à extensão clínica de atuação nas unidades de saúde do contexto estadual. Prestar atendimento galeno aplicando técnicas psicológicas adotando tratamento para o estabilidade psicológico. Participar e/ou coordenar programas específicos na comunidade (público objectivo), definir resultados a serem atingidos, definir a risca de trabalho, assim porquê assessorar e prestar orientação aos familiares.

 

Qual o nível de formação exigido?

Os candidatos no concurso SESAU Alagoas deverão ter formação de Nível Médio ou Superior de consonância com a vaga pretendida.

 

Quais as demais exigências?

  • Ser brasílio nato ou naturalizado e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo regime de paridade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18/04/1972, Constituição Federalista, Art. 12 de 05/10/1988 e Emenda Constitucional nº 19 de 04/06/98, Art. 3º;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  •  Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasílio, do sexo masculino;
  • Ter, no mínimo, de 18  anos completos;
  • Ter pleno gozo de seus direitos políticos e civis;
  •  Ter orientação física para o manobra das atribuições do missão, que será comprovada por meio de exames médicos específicos no processo de recepção;
  • Apresentar atestado médico, no caso de candidato com deficiência, declarando a deficiência que possui, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), e declarando ainda que esta é comportável com as atribuições do missão, o que será comprovado nos exames médicos;
  • Não ter sofrido, no manobra de atividade pública, penalidade por atos incompatíveis com o serviço público;
  • Estar devidamente registrado e em dia junto ao respectivo Parecer Profissional específico;
  • Não receber proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142, conforme texto do Cláusula 37, § 10 da Constituição Federalista, com a redação da Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98, e nem estar com idade de aposentaria compulsória.

 

Qual o salário?

Ainda não se tem informações consolidadas sobre os salários no edital do concurso SESAU Alagoas. a última seleção teve salários entre R$2,3 milénio e R$8,2 milénio. Entretanto, esses valores já estariam muito desatualizados, visto que o edital ocorreu em 2002.

 

Uma vez que foi a concorrência do último concurso?

O último concurso SESAU Alagoas foi realizado em 2002, ou seja, há quase 20 anos, tendo sido organizado pela Instauração Apolônio Salles de Desenvolvimento (FADURPE).

Na ocasião, foram ofertadas 387 vagas para cargos de níveis Fundamental, Médio/Técnico e Superior. Porém, nenhum dos aprovados foi sequer convocado.

 

Quais as etapas do edital?

O concurso SESAU Alagoas terá duas etapas:

  • Prova escrita objetiva;
  • Prova de títulos (unicamente para candidatos de Nível Superior).

 

Uma vez que são as provas?

As provas objetivas do último concurso SESAU Alagoas foram estruturadas da seguinte forma:

Nível Médio/Técnico 

  • Língua Portuguesa: 15 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 35 questões.

 

Nível Superior

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Conhecimentos Específicos – 30 questões.

 

Médico

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Conhecimentos Gerais em medicina: 20 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 20 questões.

 

Provas anteriores

 

Qual a carteira?

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é saber o perfil da carteira examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da carteira responsável pela prova do concurso que você vai participar é verosímil direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

O próximo edital do concurso SESAU Alagoas será organizado pelo Cebraspe.

 

Tem material de qualidade para estudar?

 

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, porquê por exemplo:

 

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem porquê investir tempo e verba em curso preparatório, é preciso pensar muito antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Finalmente, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a extensão ou missão solicitado.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito muito medido. De vestimenta, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira risca. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Curso SESAU AL

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, aliás, não se importa em remunerar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

Curso SESAU AL

 

O Exponencial é mais uma óptimo selecção. Também aos demais cursos, é voltado para o estágio rápido, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer saber outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

Acompanhe nossas redes sociais para saber as novidades, ler análises completas, e ter entrada a dicas de estudo para destruir nas provas.

Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente e bons estudos!

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -