quinta-feira, julho 29, 2021

Piauí tem mais de 800 pedidos de pensão e aposentadoria de servidores em 2021

- Publicidade -

 

O Governo do Piauí já registra 842 pedidos de pensão e aposentadoria de servidores no ano de 2021. A informação foi confirmada pelo presidente da Instauração Piauí Previdência (Piauí Prev), Ricardo Pontes, que ressalta que o número já representa quase 50% do totalidade de pedidos registrados em todo o ano de 2020, que ficou perto de 2 milénio. 

De combinação com ele, mesmo com a pandemia da covid-19, está sendo feito um trabalho para agilizar e prometer a epílogo de todas as etapas do processo. “Estamos cuidando. Apesar da pandemia, implantamos sistemas que conseguimos trabalhar, mesmo remotamente, todos os pedidos de aposentadoria e de pensões. Conseguimos progredir bastante, evoluímos e conseguimos reduzir o estoque.  Esse ano aumentou muito o número de pedidos de pensão, infelizmente muitos servidores vieram a óbito, inclusive por conta da covid. Estamos trabalhando e esses sistemas nos ajudaram bastante”, explicou Ricardo Pontes. 

Ainda de combinação com o gestor da Piauí Prev, o tempo média entre o momento em que o servidor entra com o pedido de aposentadoria e a epílogo do processo é de aproximadamente dois meses. 

Ricardo Pontes também ressaltou que, com as aposentadorias, o Piauí vê o propagação do déficit de servidores em seu funcionalismo público. Atualmente são tapume de 40 milénio servidores ativos e mais de 45 milénio inativos. 

“O número de inativos e pensionistas é superior ao número de ativos.  Temos também quase 5 milénio servidores que já estão aptos a se reformar. Essa é uma grande preocupação nossa. Estamos anunciando novos concursos para renovar esses quadros”, disse. 

Prova de Vida

A Instauração Piauí Prev segue com  o Programa Prova de Vida 2021 e convoca servidores inativos, militares da suplente e pensionistas a realizar a prova de vida. Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, a prova de vida será feita de forma exclusivamente do dedo por meio do aplicativo “Meu RPPS”.

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -