quinta-feira, agosto 5, 2021

Procon notifica instituições por morosidade no atendimento em bancos do ES | Espírito Santo

- Publicidade -

O Procon do Espírito Santo notificou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Meão (Bacen), a Associação Brasileira dos Bancos (ABBC) e o Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários) sobre as longas filas e tempo de atendimento registrados nas agências bancárias no estado.

De convénio com o Procon, a espera desses consumidores descumpre a legislação. No Espírito Santo, o tempo supremo para o atendimento é de 20 minutos.

Por justificação disso, o órgão pediu que as agências bancárias divulguem, por meio de cartazes em locais visíveis nas agências, o horário de funcionamento delas.

Para minimizar o tamanho das filas ,que se formam do lado de fora dos bancos, o Procon pediu ainda que as agências adotem atendimento restrito para idosos, pessoas com deficiência e gestantes no início do expediente bancário.

Agências bancárias do ES têm registro de filas durante pandemia — Foto: Reprodução/TV Jornal

O Procon pediu ainda que os bancos priorizem o atendimento de beneficiários de programas sociais do governo federalista.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, informou que a notificação foi para que as instituições orientem os bancos a executar a legislação. As denúncias de descumprimento da lei podem ser feitas pelo telefone 151 ou pelo WhatsApp (27) 3323-6237.

O Sindibancários disse que não tem governabilidade sobre a gestão dos bancos.

“O sindicato, inclusive, já fez diversas denúncias aos órgãos competentes sobre as más condições de trabalho e de atendimento nos bancos públicos e privados. Outrossim, o Sindibancários/ES atua continuamente na resguardo da realização de concursos públicos e da contratação de mais bancários para prometer o atendimento adequado aos clientes”, diz secção da nota do sindicato.

A Febraban disse que recomenta que os clientes dos bancos a realizarem, ao supremo, as atividades bancárias pelo celular, internet, atendimento telefônico e caixas eletrônicos. A Federação ressaltou a valimento desses meios para evitar concentração de pessoas nas agências e que cada banco tem adotado suas próprias estratégias para evitarem as filas.

O Banco Meão e a ABBC também foram procurados pela reportagem e ainda não se posicionaram sobre a notificação.

Fila e reclamação para conseguir atendimento na Caixa Econômica em Cariacica

Fileira e reclamação para conseguir atendimento na Caixa Econômica em Cariacica

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -