Relembre: Paraná já teve miss de Califórnia

- Publicidade -

Entre as belas mulheres da região que se destacaram em concursos de venustidade, está Mirian Marçal, eleita Miss Paraná, em 1966, que representou a cidade de Califórnia. Além da competição de venustidade a nível estadual, a apucaranense foi Rainha do Moca por duas vezes, uma em 1958 e outra em 1960. 

Depois participar do Miss Apucarana, quando ficou em 2º lugar, Mirian foi convencida pela amiga da família Raquel Wetterer a se candidatar a Miss Califórnia para simbolizar o estado durante o Miss Paraná. O resultado não foi dissemelhante. Na noite de 8 de junho, a jovem, de 21 anos, com uma torcida implacável, foi eleita a mais bela paranaense no Ginásio de Esportes Thália, em Curitiba. 

Mirian foi homenageada e leva o nome de uma das principais ruas de Califórnia. Atualmente, ela, que é mana da escritora e pesquisadora Lílian Marçal de Oliveira, de Apucarana, vive em Curitiba com a família. Mirian foi casada com doutor Gilney Carneiro Leal (in memoriam), renomado jurisperito de Londrina, que foi gerente da Lar Social, em Curitiba, na gestão do governador Álvaro Dias. 

Auge dos concursos

Os concursos de venustidade eram os eventos que mais movimentavam a sociedade na quadra. O empresário e economista Voldimir Mirão Maistrovicz, de Apucarana, recorda vividamente de quando Mirian foi eleita Miss Paraná. “Mirian sempre foi uma moça muito formosa e sua amiga Raquel Wetterer, esposa do médico Wetterer, não se conformou com o resultado e a convenceu a simbolizar Califórnia. Evidente que ela ganhou Miss Paraná”, relembra. 

Mirão conta que os bailes e concursos de Apucarana e região quase sempre eram realizados no Clube 28 de Janeiro. “Era o ponto de reunião da juventude. O lugar era famoso por motivo dos eventos sociais que movimentavam a todos”, acrescenta. 

O parelha Gilson Alves Ribeiro e Cristina Sessak Ribeiro, de Apucarana, também recorda o período em que concursos de venustidade movimentavam a região. “Era um espetáculo. As mulheres se preparavam, mandavam fazer roupas e aguardavam com sofreguidão esses jantares e reuniões da sociedade. A Mirian, e as outras candidatas, tinham torcida. Era o que agitava a cidade”, afirma. 

Escritora dos anjos 

Lílian Marçal de Oliveira, mana de Mirian, que ficou conhecida por ter sido Miss Paraná, é pesquisadora e escritora e leva seu conhecimento sobre anjos para seguidores de todos os cantos do país. Lílian é pesquisadora, escritora e colunista sobre temas angelicais, místicos e diversos outros assuntos relacionados ao bem-estar místico e ao Feng Shui.

A pesquisadora é autora dos livros “São Miguel Arcanjo – O protector dos filhos da Terreno”, “Anjos Mensageiros alados de Deus” e “São Miguel Arcanjo – Criancinha da Luz divina e vândalo das trevas”.

Impresso TN 

Neste sábado (3), confira a trajetória completa da Miss Paraná, Mirian Marçal, oriunda da cidade vizinha de Apucarana, no jornal impresso Tribuna do Setentrião. 

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -