secretária confirma edital em junho; 1.646…

- Publicidade -

A secretária de Planejamento e Gestão do Pará, Hana Ghassan, confirmou a sinceridade de novo concurso com 1.646 vagas para agentes penitenciários (policial penal). “Até o final deste mês de junho sai um novo edital, da Polícia Penal. Fiquem atentos”, disse a titular da pasta nesta quinta-feira, 10, em suas redes sociais .

O Governo do Pará já tinha afirmado que o edital do concurso Seap PA (Secretaria de Gestão Penitenciária do Estado) seria publicado até o final de junho. O cronograma de inscrições e provas ainda não foi informado.

Tais detalhes estão em definição junto ao Meio de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap), que foi contratado uma vez que carteira organizadora da seleção. Ele será responsável por empregar as etapas, uma vez que provas objetivas e teste físico.

Todas as 1.646 vagas do concurso serão destinadas a agente penitenciário (policial penal). O missão tem uma vez que requisitos o ensino médio completo e a Carteira Pátrio de Habilitação na categoria D ou E (conforme o último edital publicado).

A remuneração inicial dos agentes é de R$2.669,70 mais benefícios. O concurso Seap PA será formado por cinco etapas: Avaliação de Conhecimentos (Prova Objetiva e Discursiva); Avaliação Psicológica; Examinação Médico; Prova de Jeito Física; Investigação de Antecedentes Pessoais.

Secretária Hana Ghassan (ao núcleo) durante a assinatura do contrato
com o Cetap para organizar o concurso Seap PA (Foto: Ncom/Seplad)

A primeira lanço consistirá em exames objetivos e discursivos. Os candidatos deverão responder a questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Básicos e Específicos. Veja a distribuição:

  • Língua Portuguesa;
  • Lei de Realização Penal;
  • Noções de Recta Administrativo;
  • Noções de Recta Constitucional;
  • Noções de Recta Penal;
  • Noções de Recta Processual Penal;
  • Conhecimentos Específicos.

As informações constam nas normas reguladoras  do concurso, publicadas no Quotidiano Solene do Estado de 14 de maio.  

Leia também: Concurso Seap PA: professores analisam perfil da carteira Cetap

Saiba uma vez que será o teste físico do concurso Seap PA

Já o teste de habilidade física (TAF) do concurso Seap PA terá os seguintes exercícios:

1. Teste dinâmico de barra fixa nivelado: duas repetições, uma vez que primeira avaliação para candidatos do sexo masculino, e teste estático de barra fixa nivelado: oito segundos de sustentação, uma vez que primeira avaliação para candidatos do sexo feminino;

2. Flexão abdominal sobre o solo com duração de um minuto: 20 repetições para o sexo masculino e 15 repetições para o sexo feminino, uma vez que segunda avaliação para candidatos de ambos os sexos;

3. Flexão de braço no solo: 15 repetições para candidatos do sexo masculino, sendo a realização em quatro apoios (mãos e pés) e 12 repetições para candidatos do sexo feminino, sendo a realização em seis apoios (mãos, joelhos e pés), uma vez que terceira avaliação para candidatos de ambos os sexos;

4.Corrida com duração de doze minutos: 2.000 metros para o sexo masculino e 1.600 metros para o sexo feminino, uma vez que quarta e última avaliação.

Para grávidas, a emprego dos testes será suspensa. Nesses casos, elas continuarão participando das demais fases do concurso e, caso aprovadas em todas elas, serão chamadas para emprego do TAF no período supremo de 90 dias posteriormente o parto ou termo do período gestacional ou estado de puerpério.

Os classificados no TAF ainda passarão por Avaliação Psicológica; Examinação Médico; e Investigação de Antecedentes Pessoais.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse. 

Conheça cursos para a Seap PA e comece já sua preparação!

Concurso Seap PA ainda tem curso de formação

Os aprovados em todas as etapas do concurso ainda passarão por curso de formação profissional, de caráter supressório e classificatório. A nomeação e posse na curso ocorrerão depois da epílogo do curso.

Com trouxa horária de 320 horas, serão realizadas aulas teóricas e práticas na Escola de Gestão Penitenciária da Seap PA, nas dependências do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará ou em outra entidade adequada.

Durante o curso, o participante deverá satisfazer a frequência mínima de 75% por disciplina, sendo desligado quem não atingir esse percentual mínimo.

Os candidatos serão avaliados por critérios constantes na Ficha de Avaliação de Desempenho Disciplinar, podendo obter nota de zero a dois, na totalidade dos critérios.

Para ser reconhecido, será preciso ter intensidade mínimo de seis na prova final em cada disciplina. Para efeito de classificação final, a média do candidato no curso de formação será resultante da soma das notas finais de cada disciplina dividida pelo número de disciplinas do curso, não podendo ser subalterno a sete.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -