secretário explica trâmites para o novo …

- Publicidade -

O secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), Fabrício Marques Santos, falou sobre a realização do novo concurso Emater AL. A seleção foi anunciada em abril deste ano pelo governador Renan Fruto. 

Na ocasião, o superintendente do Estado de Alagoas afirmou que estão previstas, aproximadamente, 100 vagas para a extensão da assistência técnica agrícola.

“Depois de muitos anos sem concurso público para a extensão da Lavoura em Alagoas, o Estado voltará a fazer concurso para focar no fortalecimento da produção da cultivação familiar, porque essa é uma das principais vocações para o sustento das pessoas que residem nas zonas rurais dos municípios e, em nosso caso, são muitas as famílias que precisam desse auxílio”, disse Renan Fruto.

Apesar da previsão, em entrevista à Folha Dirigida, o secretário Fabrício Marques explicou que o concurso do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rústico Sustentável de Alagoas pode permanecer para 2022.

Isso ocorrer porque a seleção encontra dificuldades devido à Lei Complementar 173, que permite novos concursos somente para a reposição de cargos vagos, até dezembro deste ano.

“Cargos e vagas ainda estão em uma discussão muito prévia, para saber qual será a melhor forma de endereçar, e o governador exprimir a previsão desse concurso” explicou o secretário.

Concurso Emater AL está nos planos do estado
(Foto: Divulgação,/Prefeitura de Coruripe AL)

Concurso Emater AL foi solicitado por senador

A realização de um novo concurso Emater AL ganhou força no início deste ano. Posteriormente o pregão de diversas seleções em Alagoas, o senador Renan Calheiros aproveitou para solicitar mais um edital ao governador Renan Fruto.

Em suas redes sociais, o parlamentar disse que enviou um pedido ao governador solicitando que, dentro do planejamento e do orçamento, sejam abertas 100 vagas para técnicos agrários na Emater, “um setor forçoso para tracionar a economia”, segundo o senador.

Prepare-se para os concursos Alagoas e outros com Folha Cursos

Folha Cursos

A seleção para o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rústico Sustentável de Alagoas é urgente, segundo categorias ligadas ao órgão.

Em outubro de 2020, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag AL), Givaldo Teles, disse que o concurso Emater AL era necessário, já que há mais de 30 anos não ocorria uma seleção para esta extensão.

“O Governo do Estado precisa voltar seu olhar para a assistência técnica rústico e efetivar os técnicos através de concurso público e não via contrato porquê bolsistas. Há mais de 30 anos não realiza um concurso na extensão da Lavoura em Alagoas”, apontou Givaldo Teles.

Folha Dirigida consultou o Portal da Transparência do órgão. Em dezembro do ano pretérito, por exemplo, unicamente 45 servidores estavam ligados ao Emater, sendo boa secção deles comissionados.

Alagoas tem 3 editais confirmados para leste mês

Segundo o secretário Fabrício Marques, pelo menos três editais estão confirmados neste mês de junho, sendo eles:

Nesse caso, estão previstas 4.235 vagas, em cargos dos níveis médio técnico e superior. 

“Em junho, lançaremos Saúde, Instrução e, a princípio, Secretaria da Quinta”, afirmou o secretário em entrevista à Folha Dirigida, em maio deste ano.

Os editais devem ser publicados na segunda quinzena de junho, com uma diferença de sete a dez dias entre um e outro. Isso ocorre porque, segundo secretário, as provas serão realizadas em dias diferentes, para que os candidatos se inscrevam em todas as seleções desejadas.

Ou por outra, os concursos Alagoas que tiveram editais publicados em maio terão suas provas em agosto. A partir daí, o governo vai dar uma pausa, por conta do feriado de 7 de setembro. 

Por isso, os editais previstos para leste mês devem ser publicados na segunda quinzena, para que as provas ocorram no mesmo prazo, mas em setembro deste ano.

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para aligeirar os seus estudos. Em nossa novidade plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis:

Por incumbência

Por curso

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -