Técnicos da Semed passam por capacitação para bancas de heteroidentificação e fenotípica

- Publicidade -

Percentagem de técnicos da Secretaria Municipal de Instrução/SEMED, ligados à Repartição da Instrução e Flutuação/DED, aprimoraram os conhecimentos de avaliação de heteroidentificação e fenotípica, para atendimento a projetos e processos seletivos com mais precisão.

O curso é realizado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS e tem por objetivo promover mais precisão na heteroidentificação, que é a avaliação por meio de estudo de características morfológicas e fisiológicas e de fenótipo, para justificar se a pessoa tem recta à quinhão racial ou está cometendo fraude.

A capacitação dos profissionais tem o intuito de deixar as avaliações dos processos seletivos mais precisos, obedecendo ao art. 2º da Lei n. 12.990/14, que menciona as cotas. O curso é importante para seguir a obrigatoriedade da lei de cotas a ser cumprida em concursos públicos.

O curso remoto tem duas etapas, uma realizada na segunda-feira (22) e outra nesta quinta-feira (25). Entre as temáticas abordadas, estão a construção de identidade racial; carteira de avaliação fenotípica, atuação e procedimentos; bancas de heteroidentificação na UFMS: classificação racial na Terreno Morena; identidade racial e desigualdade racial no Brasil; políticas afirmativas, identidade negra e heteroidentificação e os aspectos psicológicos das bancas, considerando o protecção.

A Repartição de Instrução e Flutuação é o setor responsável pela avaliação das cotas de processos seletivos e concursos municipais da Secretaria Municipal de Instrução e de outros atendimentos ligados à espaço pedagógica da Rede Municipal de Ensino/REME.

“É importante para seguir a obrigatoriedade da lei de cotas em concursos públicos. Precisamos cada vez mais estar acompanhando os requisitos legais, para que possamos trenar a função de selecionar, com mais justiça, as pessoas que se declaram negras, em processos seletivos e concursos públicos do nosso Município”, afirma a responsável pela DED, Magali Lúzio.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Observação

Veja Também

Mais Lidas

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -