terça-feira, abril 20, 2021

UEG mantém suspensão do Vestibular 2021 de Medicina

- Publicidade -

Em reunião virtual realizada na tarde de hoje, 23 de fevereiro, o Parecer Superior Universitário da Universidade Estadual de Goiás (CsU|UEG) decidiu manter a suspensão das inscrições para o Vestibular 2021 do curso de Medicina em Itumbiara. O placar da votação foi apertado: 17 a 16 pela suspensão, com uma continência.

No início do mês, o Parecer Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) denunciou que a faculdade não tem estrutura física adequada nem cumpre a fardo horária de conciliação com o exigido. Provocada pela denúncia, a UEG decidiu suspender as inscrições e convocar uma reunião do CsU. Inicialmente, ela seria realizada antes do Carnaval, mas foi adiada para recontar com a presença de um representante do governo de Goiás.

Leia também: Porquê passar em Medicina

Na reunião, o Parecer ouviu do coordenador do curso e do representante dos docentes que a situação da faculdade é grave. Existem unicamente cinco professores, sendo que dois deles manifestaram a intenção de pedir exoneração. Há perspectiva de contratação de três professores em cadastro de suplente, mas a quantidade mínima para funcionamento da faculdade de Medicina é de 50 professores.

Os professores do curso também relataram a situação de precariedade do laboratório de anatomia. Faltam cadáveres e peças para o estudo dos alunos, que são obrigados a estudar em manequins.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Governo não envia representante

Apesar de a reunião ter sido marcada para hoje para recontar com a presença de um representante do governo estadual, isso não aconteceu. Em diversos momentos, membros do Parecer mostraram indignação pela falta de iniciativa do governo do estado em resolver o problema da faculdade, que perdura há dois anos.

Diante deste cenário, o Parecer decidiu manter a suspensão até que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), apresente um projecto de investimentos específicos para a faculdade de Medicina, com contratação de professores, técnicos e modernização de laboratórios. Na prensa, Caiado tem se manifestado em prol da manutenção do curso.

Veja aquém o vídeo da reunião:

Vestibular 2021/1

O Parecer também decidiu prorrogar até o dia 28 de fevereiro as inscrições para o Vestibular 2021/1, pois a procura até o momento foi baixa. Elas encerrariam hoje. A taxa é de R$ 80 e poderá ser paga até o dia 1º de março.

A previsão é que as provas ocorram no dia 21 de março, de forma presencial. No entanto, a UEG espera um parecer da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás para deliberar sobre a manutenção da data ou diferimento. Atualmente, Goiás é um dos estados com situação mais grave em relação à pandemia de coronavírus, com poucos leitos de UTI.

ARTIGOS RELACIONADOS

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -